Ciente de que não existia até à data um evento onde os profissionais pudessem partilhar experiências e aprender com os mais experientes na matéria, a Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) decidiu organizar, com o apoio da Ageas Seguros, o primeiro evento nacional dedicado aos profissionais de Enoturismo.
O I Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo será realizado no dia 31 de Janeiro de 2023, no Edifício Ageas Tejo, na Praça do Príncipe Real, 2 – Parque das Nações, em Lisboa, a partir das 14h30.
Este evento será anual e reúne profissionais do setor a operar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis ou outros espaços que pratiquem Enoturismo, em ambiente rural ou urbano. Com uma componente nacional e internacional, pretende ser o evento de referência do setor.
O evento conta com a presença de profissionais experientes ligados ao Enoturismo, que nos trazem contributos e visões para a melhoria do setor, além de influentes personalidades públicas ligadas ao mundo do vinho e do turismo, com poder de decisão nesta área.
«O objetivo do Encontro é debater, aprofundar e discutir políticas e estratégias nacionais para a melhoria da qualidade dos serviços de Enoturismo em Portugal, de forma a nivelar por cima o nosso país nesta área», revela Maria João de Almeida, Presidente Executiva da APENO. «Um momento que contribui não só para o desenvolvimento profissional, mas também para promover momentos de brainstorming, troca de experiências, convívio e boa disposição entre os profissionais de todo o país», remata.
Com a presença (ainda não confirmada) do Secretário de Estado do Turismo Nuno Fazenda, o evento abordará importantes temáticas para o setor como a «Definição e Enquadramento do Enoturismo», «Como estruturar uma oferta de serviços competitiva?»; «Apresentação da GWTO – Global Wine Tourism Organization»; «Prevenção e Análise de Risco no Enoturismo»; «Enoturismo Urbano, um conceito em evolução» e «Os Desafios da Formação e dos Recursos Humanos no Enoturismo».
No evento, estão também pensados dois momentos especiais: as «Winetourism Tables – B2B Meetings», que pretende promover o networking entre produtores, empresas de animação turística e agências de viagem; e a presença das Comissões Vitivinícolas Nacionais que irão dar a conhecer as iniciativas de Enoturismo promovidas nas sua regiões.
Dada a forte adesão à participação presencial no 1.º Encontro Nacional de Profissionais de Enoturismo, informamos que as inscrições físicas para o evento já fecharam, atingindo-se assim a lotação do espaço. Por esse motivo, a APENO decidiu abrir novas inscrições para participação online e em direto do evento que acontece dia 31 de janeiro, a partir das 14h30, no Edifício Ageas Tejo, no Parque das Nações.
Assim, pode fazer a sua inscrição para assistir a este Encontro virtualmente através do link https://enoturismodeportugal.pt/encontro-nacional-dos-profissionais-de-enoturismo/.
Embora à distância, pode fazer as suas perguntas ou tirar as suas dúvidas com os oradores convidados. As respostas serão dadas no momento, se possível, ou enviadas à posteriori para si. O link de acesso ao evento ser-lhe-à enviado depois de feita a inscrição, que tem o custo de 10€. Participe e acompanhe-nos nesta jornada de fazer mais e melhor pelo Enoturismo português.
Data: Terça-feira, dia 31 de janeiro de 2023
Local: Lisboa
Programa:
14h – Chegada e acreditação dos participantes.
14h30-14h45 – Abertura, com José Gomes (CEO Ageas Seguros), Maria João de Almeida (Presidente da APENO) e Pedro Costa Ferreira (Presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo – APAVT).
14h45-15h30 – Painel 1: O Enquadramento do Enoturismo
Os debates sobre a construção do setor continuam a contribuir positivamente para o futuro do Enoturismo. Sendo um setor mas também uma atividade económica, vamos conversar sobre as vantagens e os próximos passos a dar para a criação de uma CAE (Classificação de Atividade Económica) para o Enoturismo, mas também sobre a falta de enquadramento legal da atividade e do profissional do Enoturismo.
Convidados:
Luís Araújo – Presidente do Turismo de Portugal (a confirmar)
Paulo Osório – CEO Porto Réccua
Eduardo Ferreira – Responsável de Enoturismo Lavradores de Feitoria
Luís Souto – Economista e Vice-Presidente da APENO
Alexandre Mestre – Advogado co-responsável do setor Agro-Alimentar da Abreu Advogados.
Moderação: Cândida Santos Silva.
15h30-16h00 – Painel 2 – Enoturismo: Como estruturar uma oferta de serviços competitiva?
Debate sobre a importância de estruturar a oferta, organização e criatividade. Saber trabalhar em rede para dinamizar o Enoturismo e fortalecer as regiões, comunicar de forma eficaz.
Convidados:
José Santos – Secretário-Geral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo
Miguel Leal – Fundador e CEO ML Private Tours – Wine Experiences
Jorge Santos – Business Manager do Departamento de Grupos Abreu Viagens
Moderação: Rita Bertrand.
16h00-16h15 – Apresentação da GWTO – Global Wine Tourism Organization, com José Antonio Vidal, Presidente da GWTO.
O espanhol José Antonio Vidal, que preside à Global Wine Tourism Organization, vem a Portugal para apresentar o organismo que gere o Enoturismo a nível internacional e do qual fazem parte as mais reconhecidas associações mundiais de Enoturismo. Vamos conhecer quem são os especialistas da área e qual o seu objetivo.
16h15-16-30 – Prevenção e Análise de Risco no Setor do Enoturismo, com Francisco Erse, Responsável PME & Corporate da Ageas Seguros.
A Ageas Seguros apresenta o seu programa de Prevenção e Análise de Risco revelando com exemplos concretos a prevenção que pode e deve ser feita nos Enoturismos. E também dar exemplos de sustentabilidade.
16h30-17h00 – Painel 3 – Enoturismo Urbano, um conceito em evolução
O conceito de Enoturismo atualizado abarca também o Enoturismo praticado em ambiente urbano. O que é? Quem o pratica? Qual a sua evolução?
Convidados:
Ivone Ribeiro: Fundadora e CEO do Garage Wines
Marcela Lagos: Head of PR & Sales Amorim Luxury Group (Restaurante JNcQuoi)
Paula Sousa: Wine bar Mind the Glass
Nelson Guerreiro: Head Sommelier Garrafeira Nacional
Moderação: Duarte Calvão.
17h00-17h30 – Painel 4 – Os Desafios da Formação e dos Recursos Humanos no Enoturismo.
Como reter os recursos humanos? Que formação deverão ter? Que soluções podem existir? Um debate sobre um dos maiores desafios do setor.
Convidados:
Bebiana Monteiro: Professora / Coordenadora de Enoturismo do Politécnico do Porto
Arlindo Madeira: Professor e Coordenador da PG Enoturismo da Universidade Lusófona
Maria Conceição Grilo: Diretora da Escola de Hotelaria de Portalegre
Moderação: Patrícia Serrado.
17h30-18h30 – Espaço Enoturismo / Winetourism Network
Um espaço onde as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) e Rotas de Vinho darão a conhecer o trabalho realizado na área do Enoturismo nas suas regiões. Empresas de Enoturismo e agências de viagens poderão também conhecer-se, trocar contactos, experiências e fazer negócios.
18h30 – Beberete
19h00 – Final do Evento.