Vinhos do Alentejo

12.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo – 17 a 19 de maio

Realizado a cada três anos desde 1988, este é um dos mais importantes fóruns de debate das prioridades para o setor vitivinícola

O 12º Simpósio de Viticultura do Alentejo acaba de ser agendado para os dias 17, 18 e 19 de maio de 2023. Este é um dos mais importantes fóruns de debate das prioridades para o setor vitivinícola, reunindo participantes provenientes das mais variadas regiões vitivinícolas mundiais.

A iniciativa vai realizar-se no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, e pretende colocar em cima da mesa os temas quentes do setor, que vão desde a sustentabilidade até à política agrícola comum (PAC).

O Simpósio de Viticultura do Alentejo é uma iniciativa da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da ATEVA – Associação Técnica de Viticultores do Alentejo; da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA); da Direção Regional de Agricultura do Alentejo (DRAPAL); e da Universidade de Évora. A última edição realizou-se em 2019.

Recorde-se que, realizado a cada três anos desde 1988, o Simpósio de Viticultura do Alentejo tem como objetivos a atualização de conhecimentos e apresentação e divulgação dos últimos estudos científicos do setor, promovendo a troca de experiências entre profissionais oriundos de várias regiões vitícolas do mundo.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Data: 17 a 19 de maio de 2023


Publicado

em

,

por

Etiquetas: