Ontem, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, os promotores do congresso, a Confederação dos Agricultores de Portugal e os 5 deputados anfitriões Nuno Melo, Herbert Dorfmann, Simone Schmiedtbauer, Juan Ignacio Zoido e Michaela Šojdrová, reuniram-se com Janusz Wojciechowski, Comissário Europeu para a Agricultura, para debater o tema deste ano: “O papel dos jovens agricultores na segurança alimentar”.
O futuro da alimentação e da agricultura está nas mãos dos jovens agricultores europeus, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento de um setor agrícola totalmente sustentável – que apoie o meio ambiente, a ação contra as alterações climáticas e soluções inteligentes para fornecer alimentos seguros e de alta qualidade para os consumidor europeu. A capacidade inata de inovar dos jovens agricultores coloca-os como os pioneiros naturais da transformação do sistema agroalimentar.
Sendo 2022 o Ano Europeu da Juventude, o momento é propicio para mostrar os nossos melhores jovens agricultores que irão certamente liderar o caminho para uma cadeia alimentar mais forte, segura e sustentável na União Europeia, servindo de modelo para o resto do mundo.
Enquanto na edição do ano passado o Congresso destacou como os jovens agricultores forneceram um modelo de resiliência para o setor agrícola, este ano mostraremos o papel central na manutenção da segurança alimentar, especialmente em tempo guerra.
A 8ª edição apresentará projetos de 22 Estados Membros que concorrerão aos seguintes prémios:
- Melhor projeto digital
- Projeto mais resiliente
- Melhor projeto de melhoria da área rural