9º Congresso Florestal Nacional

9º Congresso Florestal Nacional – 10 a 14 de outubro – Madeira

O 9.º Congresso Florestal Nacional já está agendado para 10 a 14 de outubro de 2022, no Funchal, Madeira. O encontro decorre sob o mote “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”. Investigação, inovação e transferência de conhecimento são os tópicos transversais a conferências com oradores convidados, sessões temáticas e simpósios.

A floresta portuguesa encontra-se num momento decisivo para o seu futuro. Suporta um setor de atividade económica de grande expressão no tecido social e empresarial e na balança comercial do país, é incontornável na recuperação económica no pós-pandemia, fornece um vasto conjunto de serviços de ecossistema essenciais à sociedade portuguesa e constitui a base para o cumprimento das metas de políticas e acordos nacionais e internacionais na área do ambiente. Contudo, a floresta portuguesa está hoje mais do que nunca exposta à incerteza resultante de desafios conjunturais e riscos ambientais crescentes (bem como de falta de investimento, baixa produtividade e rentabilidade). Esta tensão exige decisões e transformações urgentes em vários planos a fim de assegurar a resiliência e sustentabilidade da floresta em Portugal, as quais dependem inevitavelmente da sua valorização.

O 9º Congresso Florestal Nacional constituirá uma oportunidade única de reflexão e de debate do estado atual da floresta portuguesa, dos desafios que esta enfrenta, dos modelos de floresta que o país, os setores, as regiões, as comunidades locais e os cidadãos ambicionam para o futuro. Abordará, também, as políticas necessárias para garantir que a floresta contribua para os objetivos do desenvolvimento sustentável e para a melhoria do bem-estar dos portugueses e do planeta.

Tratando-se de uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, o congresso dará um forte destaque à ciência, à investigação, à inovação e à transferência de conhecimento, de forma transversal e multidisciplinar, em todos os temas do congresso.

Sendo pela primeira vez realizado na Região Autónoma da Madeira, o 9º Congresso Florestal Nacional abordará também as especificidades da floresta da Madeira e da sua gestão, conservação e valorização.

Além das habituais conferências, sessões temáticas e posters, esta iniciativa da SPCF -Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais está, este ano, recetiva a propostas de temas relevantes para a ciência e a prática florestal, que poderão ser abordados em simpósios de 90 minutos. As propostas devem ser feitas por membros da comunidade técnica ou científica ligada ao sector até 31 de março de 2022, em documento disponível para o efeito.

Os Congressos Florestais Nacionais são organizados desde 1986 pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais acompanhado os desafios e interrogações que se têm colocado ao longo do tempo: “Floresta, Desafio de Longo Prazo” (Lisboa, 1986), “Floresta e Mudança” (Porto, 1990), “Os Recursos Florestais no Desenvolvimento Rural” (Coimbra, 1994), “A Floresta na Sociedade do Futuro” (Évora, 2001), “A Floresta e as Gentes” (Viseu, 2005), “A Floresta num Mundo Globalizado” (Ponta Delgada, 2009), “Floresta, Conhecimento e Inovação” (Vila Real e Bragança, 2013) e “Floresta em Português: Raízes do Futuro” (Viana do Castelo, 2017). A 9ª edição do CFN será dedicada ao tema “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”.

Conferências

Aqui, marcarão presença quatro oradores principais, nacionais e internacionais, em plenário:

  • Jorge Pinto Antunes, membro do Gabinete do Comissário Wojciechowski (Agricultura) da Comissão Europeia, onde é responsável pelas políticas das florestas;
  • Francisco Castro Rego, doutorado em Forestry and Wildlife and Range Management pela Universidade de Idaho (EUA), professor no ISA – Instituto Superior de Agronomia;
  • Miguel Sequeira, doutorado em Biologia pela Universidade da Madeira e professor nesta mesma instituição;
  • Niro Higuchi, doutorado em Gestão Florestal pela Michigan State University, nos Estados Unidos e Nobel da Paz, em 2007, em conjunto com outros cientistas, pelo trabalho que desenvolveu na ONU para conhecer e divulgar as alterações climáticas causadas pela ação humana e as medidas para as mitigar.

Mesas temáticas

A caracterização do estado atual da “floresta portuguesa”, os principais “desafios” que enfrenta em termos sociais, económicos, ecológicos e ambientais, a “ambição” dos vários interlocutores para o futuro da floresta e a “transformação” necessária para a alcançar são os quatro grandes temas do 9º Congresso Florestal Nacional.

Nas sessões temáticas, que decorrem em paralelo, serão apresentados os trabalhos selecionados pela comissão científica, e deles se espera um forte contributo para a ciência florestal, investigação, inovação e transferência de conhecimento.

Posters

Nas sessões de posters, que vão encerrar os dois primeiros dias de trabalhos, apresentam-se os trabalhos selecionados.

Simpósios

Nesta que é a novidade deste congresso, os participantes são convidados a apresentar propostas para sessões temáticas.

Os participantes podem assim propor sessões temáticas, de até 90 minutos, ficando ao seu critério o tema a discutir, os intervenientes e a duração das comunicações. O objetivo é envolver a comunidade florestal, desafiando-a a apresentar novas questões que sejam relevantes para a ciência e a prática florestal e que justifiquem uma discussão mais profunda durante o congresso.

As propostas de tema e estrutura terão de ser submetidas a aprovação da comissão científica através de modelo disponibilizado pela organização até 15 de abril de 2022.

Datas a reter no 9.º Congresso Florestal Nacional

Para participar neste 9.º Congresso Florestal Nacional, as inscrições devem ser feitas até 30 de junho com condições especiais, ou até 30 de setembro de 2022.

A submissão de propostas de tema para simpósios deve ser feita até 15 de abril de 2022.

A submissão de resumos deve ser feita até 30 de abril de 2022.

De acordo com o programa provisório já disponível, o congresso inicia-se a 10 de outubro, com a receção de participantes, tem três dias de trabalhos (11 a 13), encerrando formalmente na noite de 13 de outubro. O dia 14 estará reservado para uma visita de estudo.

Congressos florestais nacionais desde 1986

Iniciados em 1986, os Congressos Florestais Nacionais acompanham os desafios colocados à floresta portuguesa em diferentes períodos. Este ano, e pela primeira vez em terras madeirenses, serão também abordadas as especificidades da floresta da madeirense, bem como a sua gestão, conservação e valorização.

9.º Congresso Florestal Nacional é uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, do ICNF – Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, da Universidade da Madeira e da Associação Florestal Insular, com o apoio oficial da região Autónoma de Madeira.

Data: 10 a 14 de outubro de 2022

Local: Madeira

→ Programa ←

→ Inscrição ←


Publicado

em

,

por

Etiquetas: