Sexta-feira, dia 27 de janeiro, às 10h, no Auditório do Régia-Douro Park (Vila Real)
A produção vinícola representa um dos mais importantes setores económicos nacionais e internacionais, tendo a exportação vindo a crescer nos últimos anos. A ocorrência de pragas representa uma ameaça à viticultura que, para além de afetarem a qualidade da uva, podem transmitir doenças de quarentena, comprometendo seriamente a viabilidade desta cultura. Neste contexto, vai decorrer no próximo dia 27 de janeiro, às 10h00, o Workshop “A Problemática das Pragas na Viticultura Atual – Apresentação Final do Projeto EyesOnTraps”. O evento decorre no Auditório do Régia-Douro Park, em Via Real, onde irão ser apresentados os resultados do projeto e os próximos passos a realizar no âmbito do mesmo.
A imprevisibilidade da ameaça da ocorrência de pragas e a dificuldade em monitorizar o grau de risco dificulta a definição de estratégias eficazes que minimizem o número de tratamentos fitossanitários a aplicar. O projeto EyesOnTraps pretendeu dar um contributo para este processo, através do desenvolvimento de uma solução integrada (móvel + web) para a identificação e quantificação de pragas, que suporte o registo de temperatura localizada, a monitorização automática de insetos em armadilhas e um modelo de apoio à decisão.
O objetivo final da solução é o de diminuir o erro humano e automatizar a análise, aconselhamento e partilha de informação entre os agentes intervenientes.
A iniciativa, organizada conjuntamente pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), a GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) é gratuita, mas sujeita a inscrição, que pode ser efetuada aqui.
Data: Sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2023
Local: Vila Real
Programa:
10h00 – 10h15 – RECEÇÃO | BOAS-VINDAS
Geodouro – ADVID – Fraunhofer
10h15 – 11h15 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
- Telmo Nogueira (Geodouro)
- Luis Rosado (Fraunhofer Portugal AICOS)
- Luis Marcos (ADVID)
11h15 – 12h30 – PAINEL DE DISCUSSÃO
- José Manso (Sogrape Vinhos)
- Maria José Coutinho (Aveleda)
- Márcio Nóbrega (Sogevinus Fine Wines)
- Tiago Maia (Quinta de Ventozelo)
- Alberto Baptista (Menin Wine Company)
- Moderação: Cristina Carlos (UTAD / CITAB)
12h30 – 12h45 – QUESTÕES DO PÚBLICO
ENCERRAMENTO – Rosa Amador (ADVID)