ISA instituto superior de agronomia

Advances in research to guide public policy and support national strategies for fire risk mitigation – 12 de outubro – Lisboa

O contexto actual da governança do risco de incêndio encontra-se espelhado no Programa Nacional de Ação (PNA) que concretiza, no território continental português, as opções estratégicas definidas no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR), que são: 1) valorização dos espaços rurais através da sua monitorização; 2) gestão activa dos espaços rurais; 3) modificação de comportamentos; e 4) gestão eficiente do risco.

Desta forma, há metas a cumprir para a década 20-30, onde a redução dos incêndios para níveis aceitáveis envolve: a redução da área ardida total para 66,000 ha/ano; o decréscimo de fogos > 500 ha para 0.3% do total; e reduzir ao máximo a perda de vidas humanas. Em termos de gestão de combustíveis, esta tem que ser ancorada em conhecimento científico que permita localizar as unidades de tratamento na paisagem recorrendo à optimização e à definição criteriosa dos objectivos de gestão do fogo, integrando simultaneamente custos associados.

Objectivos

  • Dar a conhecer como a temática está a ser desenvolvida nos EUA pelos Serviços Florestais Americanos, particularmente como os avanços na investigação possibilitam gerar informação de apoio à gestão do risco de incêndio e planeamento da gestão de combustíveis;
  • Apresentar um estudo que resulta da colaboração em curso com os Serviços Florestais americanos e a com a Oregon State University, onde se quantifica o contributo da Rede Primária Estruturante para as metas nacionais;
  • Estimular a discussão pública orientada para melhorar a capacitação e concretização de objectivos relacionados com a redução do risco de incêndio rural, identificando necessidades e sinergias entre entidades publicas e privadas.

Oradores Convidados

  • Tiago Oliveira: Doutorado em Engenharia Florestal e Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Especializou-se no tema da gestão e governança de risco, fruto de um percurso com mais 24 anos de experiência em actividades nacionais e internacionais no sector florestal e proteção contra incêndios. É desde 2018 o Presidente do conselho directivo da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (www.agif.pt). Antes, exerceu funções no sector privado (The Navigator) como responsável pelas áreas da Inovação e Desenvolvimento Florestal (2016-2017), gestão de risco florestal (2008-2016) onde cobriu programas operacionais de prevenção e combate a incêndios (www.afocelca.com) e projetos de I&D. Foi docente do Mestrado MedFor (2013-2017) para o ISA. De 1995 a 2022, com exceção de 2007 e 2017 participou em todas as campanhas de incêndios em diversas funções: Sapador Florestal Helitransportado, Coordenador de combate aéreo, Supervisor Regional, Coordenador Nacional,  Investigador científico, Assessor político e Gestor público. É autor de vários artigos e comunicações.
  • Alan Ager: Doutorado em Genética Florestal pela Universidade de Washington (EUA). É investigador na Rocky Mountain Research Station dos Serviços Florestais Americanos. Os seus principais interesses estão no design, desenvolvimento e teste de modelos quantitativos para esclarecer políticas discordantes e entender as compensações de gestão em várias escalas e domínios sociais e biofísicos. Esta informação é usada para analisar como a escala de planeamento e governança permite reduzir os impactos socioeconômicos e ecológicos dos incêndios florestais.
  • Bruno Aparicio: Estudante de doutoramento no ISA, com um plano de trabalhos que visa produzir informação para apoiar os gestores de incêndios na redução do risco de incêndio rural. A linha de investigação é baseada em simulações de comportamento e propagação do fogo como ferramenta de apoio à localização dos tratamentos de combustível face a diferentes objectivos de redução do risco. Recentemente, tem-se dedicado à priorização de troços da Rede Estruturante nacional para apoiar a implementação de estratégias de redução de combustível.

Público alvo

  • Dirigentes, quadros técnicos e especialistas na área dos incêndios rurais.

Nota

  • A conferência será realizada presencialmente e com transmissão por streaming.
  • O inglês será a língua oficial do evento.

Link

Data: Quarta-feira, dia 12 de outubro de 2022

Local: Lisboa e online

Programa

(Moderação: Ana Sá & José Miguel Cardoso Pereira)

  • 14:00 – 14:15h
    Welcome reception
  • 14:15 – 14:45h
    The actual context of Fire Risk Governance (Tiago Oliveira)
  • 14:45 – 15:15h
    Contribution of Risk Science and Scenario Planning to Build the 2022 US Wildfire Crisis Strategy (Alan Ager)
  • 15:15 – 15:45h
    Discussion
  • 15:45 – 16:00h
    Conference break
  • 16:00 – 16:20h
    Using fire spread models to support the implementation of the nation-wide fuel break network in Portugal (Bruno Aparicio)
  • 16:20 – 16:40h
    Discussion

O artigo foi publicado originalmente em Instituto Superior de Agronomia.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: