Um terço dos 27 países membros da União Europeia não submeteram os seus planos estratégicos no âmbito da Política Agrícola Comum (PEPAC). A Alemanha e a Bélgica estão entre os nove países que falharam a meta de 31 de dezembro de 2021, informa o portal EURACTIV.
Recorde-se que Portugal entregou o PEPAC no dia 30 de dezembro.
Apesar disso, o comissário europeu para a agricultura, Janusz Wojciechowski, congratulou na rede social Twitter os 18 países que submeteram o documento dentro do prazo. Na sua declaração, o representante acrescentou que a Comissão está ansiosa para receber os planos dos outros países, o mais rapidamente possível.
Entre algumas das razões por detrás deste atraso deverão estar a necessidade de submeter planos estratégicos para cada uma das suas duas regiões, no caso belga, e a mudança de governo na Alemanha, aponta o Euroactiv.
De acordo com os stakeholders da União Europeia, o plano precisa de estar completamente aprovado até no máximo ao verão de forma a serem planeadas as atividades para 2023. “As mudanças previstas para a nova PAC são importantes para os agricultores e precisamos de conhecer as regras do jogo até ao final da primavera de 2022”, disse a presidente da associação de agricultores COPA, Christiane Lambert.
Portugal apresenta o Plano Estratégico da PAC à Comissão Europeia
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.