european commission

Alemanha e outros oito países falharam primeira data de entrega dos PEPAC

Um terço dos 27 países membros da União Europeia não submeteram os seus planos estratégicos no âmbito da Política Agrícola Comum (PEPAC). A Alemanha e a Bélgica estão entre os nove países que falharam a meta de 31 de dezembro de 2021, informa o portal EURACTIV.

Recorde-se que Portugal entregou o PEPAC no dia 30 de dezembro.

Apesar disso, o comissário europeu para a agricultura, Janusz Wojciechowski, congratulou na rede social Twitter os 18 países que submeteram o documento dentro do prazo. Na sua declaração, o representante acrescentou que a Comissão está ansiosa para receber os planos dos outros países, o mais rapidamente possível.

Entre algumas das razões por detrás deste atraso deverão estar a necessidade de submeter planos estratégicos para cada uma das suas duas regiões, no caso belga, e a mudança de governo na Alemanha, aponta o Euroactiv.

De acordo com os stakeholders da União Europeia, o plano precisa de estar completamente aprovado até no máximo ao verão de forma a serem planeadas as atividades para 2023. “As mudanças previstas para a nova PAC são importantes para os agricultores e precisamos de conhecer as regras do jogo até ao final da primavera de 2022”, disse a presidente da associação de agricultores COPA, Christiane Lambert.

Portugal apresenta o Plano Estratégico da PAC à Comissão Europeia

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: