Bolsa do Porco – Semana 20/2022 – 2,15€ (Manutenção)

MERCADO EUROPEU

Em Portugal receia-se que o preço mais elevado que em Espanha se cumpra, dada a estagnação espanhola e, sobretudo, pela pressão que a carne está a sofrer por não haver aumento de consumo como seria expectável nesta altura do ano. Mas a verdade é que não há excesso de porcos, as indústrias espanholas continuam a procurar em Portugal e o calor atrasa o crescimento dos porcos.
No resto da Europa o que está a provocar o impasse dos mercados é o baixo consumo. Se o clima podia vir ajudar, a crise inflacionária que assola toda a Europa (e onde Portugal até é o país onde se prevê a inflação mais baixa do conjunto da UE em 2022) refreia o consumo…e o turismo!

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

bolsa porco
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 21/2022 (23/05 a 27/05): Espanha 1,55; França 1,49; Alemanha 1,41; Países Baixos 1,31; Bélgica 1,43; Dinamarca 1,32.

Tendência Geral:

Por toda a Europa a situação é a mesma: de semana para semana há menos porcos para abater, mas de semana para semana os matadouros precisam de abater menos. Por isso, se numa situação normal o preço dos porcos devia estar a subir, a menor oferta equilibra com a menor procura e não se sai do marasmo da manutenção.

A preocupação volta-se agora quase em exclusivo para o problema das matérias primas que se agravou com a decisão da Índia impedir as exportações de trigo, o que fez os mercados de cereais voltarem às subidas.

Fonte: FPAS


Publicado

em

,

por

Etiquetas: