cac

CAC fecha 2021 com record de vendas

Consumo de ovos em Portugal mantém-se em alta apesar do aumento do custo das matérias-primas.

O grupo CAC (Companhia Avícola do Centro) ultrapassou a fasquia dos 90 milhões de euros em 2021, atingindo assim um novo recorde de vendas. No último ano, a empresa registou um aumento de 7% no volume de negócios total e 13% na venda de ovos de galinhas criadas ao ar livre, com a marca Matinados.

Em 2021 a CAC produziu 49.075.000 de dúzias de ovos, das quais cerca de 13% foram ovos de galinhas criadas ao ar livre, comercializadas sob a marca Matinados. A marca Matinados, associada a consumidores exigentes que se preocupam com a qualidade dos ovos e a sustentabilidade do meio ambiente, tem vindo a afirmar-se como âncora da CAC, tendo registado, entre 2019 e 2021, um crescimento de vendas de 65%.

Este progresso é o resultado de uma estratégia de crescimento e inovação que colocou a CAC na liderança e os Matinados na vanguarda da produção de ovos em Portugal.

Em 2021, a CAC apostou na ampliação do seu principal centro de classificação na Bidoeira de Cima e na aquisição de uma nova linha de inspeção, classificação e embalamento, com capacidade para mais de 120.000 ovos/hora. Este novo equipamento permitiu duplicar a capacidade instalada em 2020 e viabilizar o escoamento dos aumentos de capacidade previstos para os núcleos produtivos.

De acordo com Manuel Sobreiro, Presidente do Conselho de Administração da CAC: “Todos os objetivos que tínhamos traçado para 2021 foram atingidos com sucesso. No entanto, lutamos sempre por mais e por isso, neste momento, estamos na fase final da conclusão de investimentos no valor global de oito milhões de euros, que se prendem com a ampliação das nossas instalações em Bidoeira de Cima, o aumento de capacidade de inspeção, classificação e embalamento e ainda a substituições ou ampliação de alguns núcleos de produção”.

Manuel Sobreiro sublinhou ainda “Mesmo com o aumento do custo das matérias-primas que se regista a nível internacional, acreditamos que em 2022 vamos crescer entre 10 a 15 % com a marca Matinados.”

Com um efetivo de dois milhões e duzentas e cinquenta mil galinhas poedeiras, distribuídas por 44 explorações em todo o território nacional, o Grupo CAC classifica e embala anualmente mais de 600 milhões de ovos, que resultam de quatro sistemas produtivos – gaiola, solo, ar livre e biológico.

Os Matinados (ovos de galinhas criadas ao ar livre, “as mais felizes de Portugal”) têm vindo a afirmar-se como âncora da CAC, registando, desde 2012, crescimentos anuais superiores a 30%. Esta marca contribuiu, igualmente, para mudar as tendências de consumo e consolidar o conceito da produção ao ar livre.

Os ovos Matinados são produzidos em 10 quintas de galinhas criadas ao ar livre, localizadas no Norte e Centro de Portugal. Tanto a classificação como o embalamento são efetuados nos 4 centros de classificação do grupo CAC, localizados em Leiria (2), Guimarães e Tondela.

Líder incontestável no mercado português, a CAC detém 40% de quota no mercado total, e 65% no mercado de produção ao ar livre.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: