CEBAL: Voando das moléculas aos ecossistemas, nas asas da matemática – 9 de janeiro

O CEBAL organiza no próximo dia 9 de janeiro às 14:30, mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM…” em formato de webinar através da plataforma zoom, tendo como convidado Rui Alves, Professor da Universidade de Lleida, Espanha, que irá apresentar a palestra intitulada: “Voando das moléculas aos ecossistemas, nas asas da matemática”.

Nesta palestra será apresentado o trabalho desenvolvido no grupo de investigação da Universidade de Lleidada, coordenado pelo Professor Rui Alves. Em primeiro lugar, será explicado o tipo de perguntas que são feitas no grupo e que normalmente utilizam métodos computacionais e matemáticos, em colaboração com a experimentação, para elucidar o porquê da seleção de uma determinada estrutura para um sistema biológico, quando existem muitas outras alternativas possíveis.

Serão também apresentados exemplos de como a partir destas metodologias podemos entender os limites das resposta adaptativas dos sistemas biológicos aos desafios ambientais. Serão também discutidos exemplos que incluem as restrições evolutivas à adaptação da levedura ao calor e à fixação de CO 2 pela RUBISCO, a enzima responsável por fixar mais de 99,5% do Carbono que entra na biosfera.

E, por fim, uma apresentação de três exemplos de trabalho em milho, arroz e bactérias halofílicas que mostram como o tipo de abordagem que tem sido utilizado, começando por perguntas muito fundamentais e pouco aplicadas, pode levar ao desenvolvimento de aplicações potencialmente importantes para os diferentes objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Nota biográfica

Rui Alves é doutorado em Bioquímica Teórica pela Universidade de Michigan/Universidade de Lisboa em 2000. Fez pós-doutoramento no Imperial Cancer Research Fund em Londres e na University of California Davis. Depois foi Investigador Ramon y Cajal, e agora é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universitat de Lleida (UdL). Leciona bioinformática e biologia sintética e de sistemas a estudantes de licenciatura e de mestrado.

Foi diretor do programa de doutoramento em ciências da saúde da Universidade de Lleida de janeiro de 2015 a fevereiro de 2019, e atualmente é o diretor local da UdL do programa de doutoramento do Sistema Universitário Catalão em Bioinformática. Desde março de 2019, é também o vice-presidente do departamento de Ciències Mèdiques Bàsiques da Faculdade de Medicina da UdL.

Os seus interesses de investigação incluem os princípios de desenho de circuitos moleculares, biologia sintética de leveduras e cereais, e o desenvolvimento e uso de ferramentas computacionais e tecnologia de análise de big data na saúde e na agricultura. Orientou ou coorientou mais de vinte estudantes de licenciatura ou mestrado e mais de uma dúzia de estudantes de doutoramento ou pós doutoramento. Está sempre aberto a novas oportunidades e quem tenha interesse pode contactá-lo em rui.alves@udl.cat.

Aceda à sala virtual aqui.

Data: Segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2022


Publicado

em

,

por

Etiquetas: