O consumo global de vinho tem sofrido diversas oscilações, mas os efeitos das alterações climáticas crescem de forma exponencial. Consequentemente, também o número de consumidores que procuram provas de uma abordagem sustentável por parte dos seus vinhos favoritos tem vindo a aumentar.
Os retalhistas são um dos principais intervenientes na fileira do vinho, com influência em toda a cadeia de fornecimento, desde a produção às escolhas de embalagens, da logística ao transporte e, assim, condicionando o impacto climático de um vinho.
Mas em última instância, a pressão que mais contribui para a mudança é a dos consumidores, cada vez mais cientes da realidade das alterações climáticas, e da necessidade de mudança de hábitos e de escolhas de consumo.
Os retalhistas estão numa posição única de educar e influenciar o consumidor final no momento da compra, ou seja, nos 3-5 segundos em que estes tomam a sua decisão final sobre que produto adquirir.
Esta conversa pretende dar a conhecer como é que importantes retalhistas a nível mundial estão a desempenhar o seu papel enquanto agente ativo na mitigação do impacto climático da indústria vitivinícola, através da partilha das suas opções e práticas de atuação, quer junto do produtor quer junto do consumidor.
TÓPICOS
- Como é que o impacto das alterações climáticas está a ser compreendido e integrado na estratégia do retalho, quer a nível regional quer global?
- As alterações climáticas estão a impactar as decisões de compra? Se sim, como?
- Há uma atuação e diretrizes concertadas por parte do retalho ou está a ser feita de forma individual?
- Como é que do lado do retalho, estas exigências se refletem em diretrizes em termos de embalagem, transporte, logística, certificações para os seus fornecedores (de vinho)?
- Que exemplos conhecem de boas iniciativas de fornecedores de vinho, que possam ser uma referência para a indústria?
- Como é que os consumidores manifestam as suas preocupações com as alterações climáticas nas suas exigências e decisões de compra?
CONVIDADOS:
- Marie Cundari / LCBO (Canadá) – lcbo.com/en/
- Marcus Ihre / Systembolaget (Suécia) – systembolaget.se/
- Carmel Kilcline MW / Marks & Spencer (UK) – marksandspencer.com
MODERAÇÃO:
- Marta Mendonça (Porto Protocol) – portoprotocol.com/
Biografias disponíveis em:
https://www.portoprotocol.com/the-role-of-retailers-as-drivers-of-climate-action/
REGISTO OBRIGATÓRIO
SOBRE AS CLIMATE TALKS
As Climate Talks by Porto Protocol são um espaço de partilha de experiências, boas práticas e desafios, um fórum de debate sobre temas da maior importância para o mundo do vinho num clima em mudança.
Desde a embalagem ao papel da natureza e da tecnologia na construção de uma resposta climática, são inúmeros os tópicos explorados nesta mesa virtual, em que convidados de todo o mundo dão a conhecer as suas experiências, melhores práticas e desafios, inspirando aqueles que os ouvem a agir e a aprender novas soluções.
SOBRE O PORTO PROTOCOL
O Porto Protocol tem a sua génese nas conferências “Climate Change Leadership – Solutions for the Wine Industry, que contaram com Barack Obama e Al Gore como oradores principais. Constituiu o compromisso assumido pelos participantes nestes eventos de darem um maior contributo para a mitigação das alterações climáticas.
Fundada pela Taylor’s Port, é hoje um movimento com centenas de membros, espalhados por toda a cadeia de valor do vinho e do mundo.
Atua como uma comunidade global, de partilha de soluções práticas, desafios e experiências, com o objetivo de tornar a resposta da indústria do vinho à emergência climática mais colaborativa, rápida e robusta. Impulsiona novas abordagens, através do desenvolvimento de ferramentas, grupos de trabalho, formações, eventos, projetos e iniciativas que potenciem a inovação e o conhecimento.
Em 2020 foi distinguido com o prémio de melhor “Green Initiative” da The Drinks Business Magazine.
Data: Quinta – feira, dia 22 de setembro de 2022