climate talks

Climate Talks: O papel dos retalhistas como motores da acção climática – 22 de setembro

O consumo global de vinho tem sofrido diversas oscilações, mas os efeitos das alterações climáticas crescem de forma exponencial. Consequentemente, também o número de consumidores que procuram provas de uma abordagem sustentável por parte dos seus vinhos favoritos tem vindo a aumentar.

Os retalhistas são um dos principais intervenientes na fileira do vinho, com influência em toda a cadeia de fornecimento, desde a produção às escolhas de embalagens, da logística ao transporte e, assim, condicionando o impacto climático de um vinho.

Mas em última instância, a pressão que mais contribui para a mudança é a dos consumidores, cada vez mais cientes da realidade das alterações climáticas, e da necessidade de mudança de hábitos e de escolhas de consumo.

Os retalhistas estão numa posição única de educar e influenciar o consumidor final no momento da compra, ou seja, nos 3-5 segundos em que estes tomam a sua decisão final sobre que produto adquirir.

Esta conversa pretende dar a conhecer como é que importantes retalhistas a nível mundial estão a desempenhar o seu papel enquanto agente ativo na mitigação do impacto climático da indústria vitivinícola, através da partilha das suas opções e práticas de atuação, quer junto do produtor quer junto do consumidor.

TÓPICOS

  • Como é que o impacto das alterações climáticas está a ser compreendido e integrado na estratégia do retalho, quer a nível regional quer global?
  • As alterações climáticas estão a impactar as decisões de compra? Se sim, como?
  • Há uma atuação e diretrizes concertadas por parte do retalho ou está a ser feita de forma individual?
  • Como é que do lado do retalho, estas exigências se refletem em diretrizes em termos de embalagem, transporte, logística, certificações para os seus fornecedores (de vinho)?
  • Que exemplos conhecem de boas iniciativas de fornecedores de vinho, que possam ser uma referência para a indústria?
  • Como é que os consumidores manifestam as suas preocupações com as alterações climáticas nas suas exigências e decisões de compra?

CONVIDADOS:

MODERAÇÃO:

Biografias disponíveis em:

https://www.portoprotocol.com/the-role-of-retailers-as-drivers-of-climate-action/

REGISTO OBRIGATÓRIO

SOBRE AS CLIMATE TALKS

As Climate Talks by Porto Protocol são um espaço de partilha de experiências, boas práticas e desafios, um fórum de debate sobre temas da maior importância para o mundo do vinho num clima em mudança.

Desde a embalagem ao papel da natureza e da tecnologia na construção de uma resposta climática, são inúmeros os tópicos explorados nesta mesa virtual, em que convidados de todo o mundo dão a conhecer as suas experiências, melhores práticas e desafios, inspirando aqueles que os ouvem a agir e a aprender novas soluções.

SOBRE O PORTO PROTOCOL

O Porto Protocol tem a sua génese nas conferências “Climate Change Leadership – Solutions for the Wine Industry, que contaram com Barack Obama e Al Gore como oradores principais. Constituiu o compromisso assumido pelos participantes nestes eventos de darem um maior contributo para a mitigação das alterações climáticas.

Fundada pela Taylor’s Port, é hoje um movimento com centenas de membros, espalhados por toda a cadeia de valor do vinho e do mundo.

Atua como uma comunidade global, de partilha de soluções práticas, desafios e experiências, com o objetivo de tornar a resposta da indústria do vinho à emergência climática mais colaborativa, rápida e robusta. Impulsiona novas abordagens, através do desenvolvimento de ferramentas, grupos de trabalho, formações, eventos, projetos e iniciativas que potenciem a inovação e o conhecimento.

Em 2020 foi distinguido com o prémio de melhor “Green Initiative” da The Drinks Business Magazine.

Data: Quinta – feira, dia 22 de setembro de 2022

→ Inscrição ←


Publicado

em

,

por

Etiquetas: