O papel das florestas no Desenvolvimento Sustentável e na Ação Climática é fundamental, ou não funcionassem estes espaços como reguladores do ciclo hídrico, como suporte à biodiversidade ou como sumidouros de carbono, para nomear somente alguns dos serviços que são prestados por estes espaços. O reconhecimento e valorização da gestão florestal para a promoção e proteção dos Serviços de Ecossistemas é fundamental. Portugal é também o país europeu com maior área percentual de floresta privada, o que implica que qualquer compromisso, em que as florestas desempenhem um papel importante obriga, necessariamente, ao envolvimento de toda a população, proprietários e gestores florestais.
O projeto que agora se apresenta denomina-se “Conecte-se à floresta” e tem como principal objetivo integrar e divulgar o conceito de gestão florestal responsável, e qual o seu papel na conservação e promoção do património natural, da biodiversidade e dos Serviços de Ecossistemas como um todo, bem como no papel que a sociedade pode desempenhar na proteção e promoção destes Serviços.
Este projeto é composto por 3 ações distintas, mas que se complementam:
- Campanha “Tree(nder)” | Promoção dos Serviços de Ecossistema (SE) e facilitar o apoio às áreas com impactos verificados (com certificação FSC para Serviços de Ecossistemas)
- Green dates – encontros com a floresta | Potenciar o encontro entre gestores florestais com áreas certificadas no âmbito dos Serviços de Ecossistemas e Empresas
- Campanha 007 – agente da mudança | Sensibilizar para a importância da gestão florestal responsável e do consumo consciente
A mensagem comum a todas as ações é de que a gestão efetiva das nossas florestas contribui para a preservação da biodiversidade e também para a criação de um território mais sustentável, onde os recursos naturais são valorizados e os Serviços de Ecossistemas promovidos. O projeto irá focar-se na demonstração de como toda a sociedade pode contribuir para estes objetivos, quer seja através de um consumo mais consciente, quer através do apoio directo a projetos com impactos verificados ao nível dos Serviços de Ecossistemas.
O FSC desenvolveu um Procedimento que permite aos gestores florestais de áreas certificadas demonstrarem o impacto da gestão responsável, que praticam nas suas áreas, sobre os Serviços de Ecossistemas. A implementação do Procedimento possibilita que se quantifique e demonstre esse impacto, que é depois validado e auditado por uma entidade externa independente, tornando possível o apoio a estas áreas, por parte de empresas ou da sociedade em geral.
Neste âmbito, e enquadrado ainda nas celebrações associadas aos 15 anos do FSC em Portugal, o FSC Portugal pretende promover a sessão de apresentação do projeto, que se irá realizar no dia 7 de Dezembro, em Lisboa. Este será um momento, em que Organizações e Empresas, que contam com o FSC, podem demonstrar o seu contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito das suas Políticas de responsabilidade social e ambiental.
Os diferentes contributos serão fundamentais para proporcionar o aumento da consciencialização dos diversos desafios ambientais e promoção de um diálogo aberto e crítico sobre os mesmos, assim como para a promoção do valor dos ecossistemas ligados à floresta e da importância do consumo de produtos de origem sustentável.
Data: Quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2022
Local: Lisboa
→ Inscrições ←
Programa
14h30 – Apresentação do projecto “Conecte-se à floresta”
FSC Portugal – Joana Faria, Secretária Executiva e Sofia Ferreira, Responsável pelo Departamento Florestal
14h50 – Green dates – Encontros com a floresta
2Bforest – Susana Brígido, Diretora Geral
APFC Associação de Produtores Florestais de Coruche – António Gonçalves Ferreira, Diretor
CERNA Portugal – Luís Roxo, Coordenador Florestal
Unimadeiras – Paulo Machado, Técnico Florestal
15h20 – O contributo do FSC nas Políticas de Sustentabilidade das Empresas
Central de Cervejas e Bebidas – Sandra Peixoto, Responsável pela Responsabilidade Social Corporativa/Sustentabilidade da SCC
Jerónimo Martins – Fernando Ventura, Diretor de Projetos de Eficiência e Inovação Ambiental
Leroy Merlin – João Lavos, Líder do Impacto Positivo
16h00 – Debate e Networking
17h00 – Encerramento