A Universidade de Aveiro acolhe nos próximos dias 14 e 15 de julho a Conferência Internacional STRINGS, que terá como tema “Vender o Rural em Espaços Urbanos – o papel dos Produtos Alimentares Locais no Desenvolvimento Sustentável do Espaço Rural”. O evento realiza-se online (via Zoom).
Principais Temas e Tópicos da Conferência
Os produtos alimentícios locais e tradicionais vêm despertando o interesse de consumidores, varejistas e produtores, bem como a atenção de políticos e acadêmicos em diferentes áreas de pesquisa (por exemplo, agricultura, geografia, sociologia, antropologia, estudos alimentares, turismo). Esta aposta relativamente recente prende-se com o potencial que a alimentação local pode ter na dinamização da agricultura e dos territórios rurais, potenciando a atratividade de áreas de origem específicas e desenvolvendo o turismo. Há também um apoio cada vez maior da política da União Europeia para a produção de alimentos locais e tradicionais, através de vários esquemas de certificação e rótulos projetados para sua preservação, diferenciação e melhor compreensão do seu caráter específico e características fortemente inseridas em seus locais de origem.
Acompanhando essa dinâmica, mais recentemente, temos assistido a um crescente número de lojas especializadas (e/ou gourmet) dedicadas à comercialização de alimentos locais e tradicionais (certificados ou não) dentro dos centros urbanos, especialmente em cidades onde o fluxo turístico também cresceu em décadas recentes. Estas lojas, bem como outros espaços de venda desses produtos nos centros urbanos, podem contribuir para fomentar o interesse e o conhecimento dos consumidores e funcionar como montras, tanto para os habitantes urbanos como para os turistas, dos territórios de origem, das formas particulares de produção e preparação, bem como das características materiais e simbólicas das identidades alimentares locais, regionais e nacionais, contribuindo assim para a sua preservação e valorização
Esta Conferência Internacional surge na sequência de um projeto de investigação de quatro anos – STRINGS – Selling The Rural IN (urban) Gourmet Stores – estabelecendo novas ligações entre a cidade e o campo através da venda e consumo de produtos rurais , coordenado pela Universidade de Aveiro, Portugal (em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais (co-PI) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), mas reúne oradores e ideias de todo o mundo, com a intenção de estimular debates entusiasmados e interessantes entre todos os participantes interessados.
Congratulamo-nos e incentivamos a apresentação de contribuições teóricas e empíricas de diferentes campos de pesquisa, que possam avançar no conhecimento e compreensão do papel dos produtos alimentares locais e tradicionais nos territórios rurais e no desenvolvimento sustentável da agricultura, usando perspectivas inter e multidisciplinares, metodologias e casos diversos estudos. Convidamos contribuições sobre – entre outros – os seguintes temas principais :
- Compreender os produtos alimentares locais e tradicionais: significados, valores e características;
- Compreender o empreendedorismo urbano em torno de produtos alimentares locais e tradicionais , motivações, ligações, representações de diferentes tipos de retalho;
- Analisar o interesse dos consumidores por produtos alimentares locais e tradicionais: motivações, determinantes de escolha, valores, representações e práticas;
- Analisar o etnocentrismo e o nacionalismo como determinantes das escolhas dos consumidores e das políticas públicas de preservação e rotulagem;
- Estratégias promocionais e de marketing de produtos alimentares locais e tradicionais , incluindo o potencial dos novos media e redes sociais;
- Selos de certificação e seus impactos na produção, comercialização e consumo de produtos alimentícios locais e tradicionais, inclusive nos locais de origem;
- Comercialização e consumo da produção de produtos alimentares locais e tradicionais em tempos de crise (eg clima, económica, pandemia, guerras, sustos de segurança alimentar): rupturas e reconfigurações, impactos nas cadeias de abastecimento alimentar longas e curtas e nas práticas alimentares dos consumidores;
- Construir coesão territorial e pontes culturais através da comercialização de produtos rurais : entre territórios rurais e urbanos, diferentes regiões e países, diversas culturas ;
- Os efeitos das mudanças climáticas na produção e consumo local de alimentos;
- Análise espacial e georreferenciamento de rotas (nacionais) de produção de alimentos : inovações e desafios;
- Analisando os cenários em mudança do consumo de alimentos: o retorno de produtos tradicionais e sustentáveis e o papel de cadeias de suprimentos mais curtas;
- Repensar as políticas públicas e de incentivo às produções e ao desenvolvimento agrícola local e tradicional;
- Do ‘poder de projetar’ ao (transformador) ‘poder de entrega – os desafios da inserção das redes locais de produção, consumo e distribuição nas políticas públicas de desenvolvimento rural;
- Alimentação e Turismo : contribuições da alimentação para a atratividade e desenvolvimento dos destinos de turismo rural; o papel da comida local nas experiências turísticas.
Data: 14 e 15 de julho de 2022