Depressão BEATRICE: Efeitos em Portugal continental – Comunicado n.º 1

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2022-2023, foi atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia de Espanha) o nome BEATRICE a uma depressão que estava centrada em 46°N e 18°W hoje dia 22 de outubro de 2022 às 00:00UTC.

Os efeitos desta depressão estão a ser sentidos em Portugal continental desde a madrugada de hoje dia 22, persistindo pelo menos até ao final do dia 23. Na circulação desta depressão é transportada uma massa de ar tropical, com elevado conteúdo de humidade. Desta forma, prevê-se nos dias 22 e 23 a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, e vento forte no litoral e terras altas nos dias, com rajadas que podem atingir até 80 km/h no litoral Norte e Centro, e até 95 km/h nas terras altas.

Espera-se também um aumento significativo da agitação marítima no litoral oeste a partir da tarde do dia 22, com ondas de sudoeste entre 4 e 5 metros, sendo esperadas ondas entre 5 e 6 metros no litoral a Norte do Cabo Mondego na madrugada e manhã do dia 23.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/


Publicado

em

,

por

Etiquetas: