A 28 de Junho, Amares acolhe o “Dia de Campo – FD Controlo”, sobre os resultados do grupo operacional FD Controlo, dedicado à doença da flavescência dourada da vinha. Este evento, cujo programa pode consultar mais abaixo, é promovido pelo consórcio do “Grupo Operacional FD Controlo”, que envolve várias entidades e que é liderado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Durante a manhã, a partir das 9h40, o evento decorre no auditório da Câmara Municipal de Amares. A sessão da tarde tem lugar a partir das 14h20, na Quinta de Vilar – Sociedade Agrícola Irmãos Eusébios, com visita a uma das parcelas piloto monitorizadas durante o projecto.
A parte da manhã inclui ainda uma apresentação sobre a armadilha inteligente desenvolvida no âmbito do projecto, que será complementada com uma demonstração em campo na parte da tarde. O “Grupo Operacional FD Controlo” é cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Regional 2020 e estuda a importância dos hospedeiros alternativos na dispersão da doença da flavescência dourada da vinha e nas populações de Scaphoideus titanus (insecto vector da doença) nas sub-regiões vitivinícolas do Cávado e do Lima.
É possível obter mais informações sobre o “Grupo Operacional FD Controlo” aqui e aqui.
A inscrição no “Dia de Campo – FD Controlo” é gratuita, mas obrigatória.
Data: Terça – feira, dia 28 de junho de 2022
Local: Amares