Navigator promove evento sobre rentabilidade e gestão em minifúndio
A The Navigator Company organiza, no dia 27 de outubro, o Encontro Anual Produtores Florestais, um evento que vai reunir mais de 100 participantes em torno do tema “Maior rentabilidade e melhor gestão em minifúndio”. O evento decorrerá no Grande Hotel do Luso e contará com a participação de diversos especialistas para discutir temas como as Áreas Florestais Agrupadas (AFA), as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) ou o valor da biomassa.
O grande desafio que a gestão florestal sustentável enfrenta em Portugal, a prevalência do minifúndio, é o mote para este encontro, organizado pela Navigator. Segundo a Estratégia Nacional para a Florestas, apresentada em 2015, no país existem mais de 400 mil proprietários (84,2% da floresta nacional encontra-se na posse de privados e 13,8% em terrenos comunitários). Por outro lado, verifica-se uma baixa taxa de associativismo, com as organizações florestais a abrangerem apenas cerca de 65 mil proprietários associados.
Perante este contexto, o evento vai dedicar uma mesa-redonda ao tema “Gestão em minifúndio”, que vai juntar Fátima Reis, diretora do Centro do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Francisco Gomes da Silva, Diretor Geral da CELPA, Luís Filipe Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, e Arlindo Cunha, produtor florestal e Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.
O “Encontro Anual Produtores Florestais” contará, ainda, com intervenções sobre as diversas ferramentas que permitem uma gestão territorial agrupada, em que José Francisco Silva, da Associação Florestal do Baixo Vouga, abordará o caso da AFA Área Florestal Agrupada da Panasqueira, bem como o proprietário João Baeta Henriques sobre a experiência da primeira Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) privada nacional, a de Alvares.
Haverá, também, espaço para destacar o primeiro bom exemplo sobre rentabilidade, através do testemunho de Nuno Borralho, responsável pela Unidade de Investigação Florestal do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel – organismo, criado em 1996, que tem como entidades associadas a The Navigator Company, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa -, que defenderá a importância da utilização de plantas de qualidade. Por fim, Paulo Almeida, da Unimadeiras, que abordará a importância da biomassa enquanto sobrante com potencial de valorização.
O Encontro Anual Produtores Florestais termina com uma visita de campo a uma propriedade florestal, onde decorrerão sessões de demonstração de ferramentas inovadoras para as operações florestais.
Nesta data será também assinalado o lançamento de mais um projeto de divulgação da floresta nacional: o “Guia Prático do Setor Florestal”, um manual em quatro fascículos, que será distribuído gratuitamente com as próximas quatro edições da revista “Produtores Florestais”.
Navigator trabalha em conjunto com os Produtores Florestais
Enquanto empresa de base florestal, a The Navigator Company desenvolve uma relação com os produtores que assenta na partilha de conhecimento e na ação pedagógica dos valores da gestão florestal sustentável e da certificação. O projeto, que agora assinala dois anos, é um exemplo desta relação de proximidade da Empresa com o mundo rural, inserindo-se na sua estratégia de criação de impacto positivo na sociedade.
A promoção da produtividade, resiliência e sustentabilidade da floresta nacional estão entre as prioridades da Companhia, num caminho que pretende envolver os agentes do setor, contribuindo para o desenvolvimento do mundo rural, a transferência de conhecimento e o fortalecimento da relevância económica, social e ambiental da floresta. Trata-se de um compromisso assumido no propósito corporativo da The Navigator Company: “Queremos partilhar com a sociedade não só os nossos resultados, mas também o nosso saber, a nossa experiência e os nossos recursos, na busca de um futuro melhor.”
A comunidade “Produtores Florestais” representa a primeira iniciativa do género dedicada a todos os que detêm uma relação de trabalho com a floresta, celebrando agora dois anos de atividade.
Através do projeto, a The Navigator Company mantém uma presença crescente no debate dos grandes temas do setor, exemplo deste debate é o evento de dia 27 de outubro, com a organização do Encontro Anual Produtores Florestais, no Luso.
Data: Quinta-feira, dia 27 de outubro de 2022
Local: Grande Hotel do Luso, Mealhada