[Fonte: Vida Rural] Está à procura de uma nova cultura para rentabilizar o espaço que tem disponível? Existem algumas culturas de nicho que surpreendentemente são rentáveis e podem ser uma boa opção para pequenos produtores, de acordo com a Modern Farmer.
Açafrão
Com um preço a variar entre os 5000 e os 10 mil dólares por meio quilo, o açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo, sobretudo pelo facto de ser composta por pequenos filamentos. De acordo com a Modern Farmer, para produzir cerca de meio quilo desta especiaria são necessárias cerca de 50 mil flores. Contudo, produzir tantas flores requer pouco mais do que um hectare de terreno. Diz quem sabe que esta é uma cultura que se dá melhor em regiões com invernos amenos e secos.
Ginseng
Outra das culturas consideradas das mais rentáveis é a raiz selvagem de ginseng, uma erva medicinal encontrada em florestas e que é vendida a preços exorbitantes em todo o mundo. Pelo facto de se estar a tornar cada vez mais rara, a raiz selvagem de ginseng pode ser uma cultura atrativa para quem quer ganhar dinheiro, já que cerca de meio quilo pode custar cerca de 700 dólares.
Lavanda
Esta é também uma das culturas mais atrativas, sobretudo pela sua utilização comercial, uma vez que pode dar origem a centenas de outros produtos, como loções, óleos essenciais e até produtos alimentares. Um dos aspetos que tornam esta cultura tão atrativa prende-se com o facto de ser uma planta que pode ser produzida em quase qualquer clima, exigindo apenas um terreno bem drenado e recurso a rega em climas secos, e para a qual não são necessários praticamente nenhuns fertilizantes.
Bagas de goji
Planta de Goji
Este super fruto continua a ser produzido sobretudo na China, mas por cá já há quem faça experiências bem-sucedidas. De acordo com a Modern Farmer, um quarto de hectare pode trazer uma rentabilidade de quase 3000 quilos do fruto em fresco, o que faz desta uma das culturas mais rentáveis.
Bambu
O bambu tem utilidade para as mais diversas indústrias: desde a produção de mobiliário à cozinha chinesa. De acordo com a publicação, esta cultura pode ser interessante, sobretudo, para vender em viveiros de plantas. Se está a pensar investir nesta cultura, identifique as espécies que crescem melhor e as mais procuradas pelos consumidores.