Este outono, o Centro PINUS organiza uma nova visita de campo sobre estratégias de gestão de pinhal.
David Martins (Baldio de Verdelhos), António Nora (FlorestGal) e Pedro Teixeira (Centro PINUS) são os guias desta visita de campo que terá lugar no dia 27 de outubro, em Verdelhos (Covilhã) e Famalicão da Serra (Guarda).
Iremos visitar dois baldios, parcialmente afetados pelos incêndios que percorreram a Serra da Estrela este verão, em que já estão a ser implementadas medidas com o objetivo de reforçar a resiliência do pinhal.
Esta será, ainda, uma oportunidade para observar e contextualizar no terreno estratégias de gestão que permitiram que os incêndios tivessem menor impacto este ano.
Durante esta visita prevemos acompanhar operações de corte e rechega, preparação de lotes de material lenhoso e ações de estabilização de emergência.
Esta saída de campo é organizada pelo Centro PINUS e pelo Centro de Competências do Pinheiro-Bravo, com o apoio do Baldio de Verdelhos, a FlorestGal e a Baladi – Federação Nacional dos Baldios.
A iniciativa dirige-se a técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com atuação no setor florestal, estudantes e docentes de ciências florestais.
A participação é gratuita com inscrição obrigatória. Inscreva-se até ao dia 21 de outubro. Garanta a sua presença!
Data: Quinta-feira, dia 27 de outubro de 2022
Local: Covilhã e Guarda
→ Inscrição ←
Programa:
10h00 Recepção dos participantes (Verdelhos)
10h30 Saída de campo I – Baldio de Verdelhos
14h00 Almoço
15h00 Saída de campo II – Área florestal da FlorestGal
17h00 Fim da visita