soja

Estudo: Soja aumenta de tamanho quando está perto de habitats de polinizadores

A importância dos polinizadores para a agricultura sai cada vez mais reforçada. Desta vez, investigadores na North Carolina State University, nos Estados Unidos da América, descobriram que as colheitas de soja plantadas perto de habitats de polinizadores produzem grãos de soja maiores que as colheitas que não estão junto a estes habitats.

“Embora a soja não seja considerada dependente de polinizadores, descobrimos que as plantas de soja ainda são atraentes para as abelhas”, disse a investigadora de pós-doutoramento e autora correspondente de um artigo sobre o trabalho, Hannah Levenson citada em comunicado. A investigadora Hannah nota que as plantas de soja adjacentes aos habitats produziram soja 6,5% mais pesada.

Para o estudo, os investigadores trabalharam em oito estações de investigação na Carolina do Norte. Em cada estação, os investigadores avaliaram dois campos de soja: um adjacente a uma área estabelecida de um habitat dos polinizadores, e outro que estava o mais longe possível – geralmente a pouco menos de um quilómetro de distância.

Para avaliar o impacto nas abelhas, foram examinadas as comunidades de abelhas, para estabelecer a abundância global de abelhas, bem como quais as espécies que estavam presentes em cada local. Os investigadores também recolheram amostras de abelhas individuais para confirmar a sua identificação. A equipa também recolheu amostras de pólen de três das espécies de abelhas mais comuns, permitindo-lhes determinar quais as plantas que as abelhas estavam a visitar.

Pode consultar o estudo aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: