As Organizações de Produtores para a Sanidade Animal (OPSA) vão receber, entre 2023 e 2025, seis milhões de euros pela realização dos programas sanitários, indicou o Ministério da Agricultura.
“Foi publicado o despacho que fixa o montante da subvenção a atribuir às organizações de produtores para a sanidade animal pela realização dos programas sanitários a aprovar, no valor de seis milhões de euros, para os anos 2023, 2024 e 2025”, anunciou, em comunicado, o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes.
O diploma em causa determina a atribuição de uma subvenção anual, por escalões de animais existentes nas explorações associadas ao programa sanitário.
O Estado irá assegurar também o financiamento das medidas de vigilância e prevenção, como testes de diagnóstico e vacinas.
Segundo o executivo, Portugal tem aplicado programas de erradicação e vigilância de doenças dos animais, bem como ações de controlo para a prevenção de doenças, em colaboração com as OPSA.
Citada na mesma nota, a ministra da Agricultura e da Alimentação afirmou que, através desta colaboração, é possível assegurar uma “prestação qualificada de serviços”, contribuindo para o “combate às assimetrias regionais”.
Maria do Céu Antunes defendeu ainda que estas ações refletem o empenho em “continuar a trabalhar com o setor na garantia de todas as condições necessárias ao permanente reforço da qualidade e da segurança da produção nacional”.