milho

Poupança da água na cultura do milho através da cobertura do solo

Este estudo visou avaliar o contributo de dois dos três princípios da agricultura de conservação na redução das perdas de água por evaporação e, assim, para uma redução das dotações de rega na cultura do milho. Foi testado um protótipo de um semeador monogrão de sementeira direta capaz de semear o milho através de uma cobertura espessa de uma manta morta obtida por uma cultura de cobertura.

Comparou-se o teor de humidade do solo sob dois níveis diferentes de resíduos com a humidade do solo no sistema convencional. Verificaram-se teores de humidade bem mais elevados nos sistemas com cobertura demonstrando, assim, o potencial de redução significativa das dotações de rega. As produtividades deste estudo, obtidas em dois tipos de solo, revelam o potencial da sementeira direta em combinação com a cobertura integral do solo para uma poupança considerável de água assegurando, simultaneamente, produtividades elevadas.

Na agricultura mediterrânea, a água é um fator fundamental para a produtividade e qualidade da produção agrícola. Baseado em dados do INE (2017), o relatório da Fundação Calouste Gulbenkian (2020) sobre o Uso […]

Continue a ler este artigo na Agrotec.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: