A AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a ARVP – Associação das Rotas dos Vinho de Portugal e a AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, em colaboração com a Madeira Rural e a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas/ Confraria Enogastronómica da Madeira (CEM), promovem um encontro para divulgação do ‘Projeto de Enoturismo e das Freguesias Vinhateiras de Portugal’ no próximo dia 7 de dezembro, às 16h00, na Adega Octávio Ferraz – Vinhos Madeirenses, em Câmara de Lobos.
Na ocasião será apresentado o portal Enoturismo.pt, a ‘Rede de Freguesias Vinhateiras’, cujo arranque oficial aconteceu no passado dia 1 de dezembro com adesão, para já, de mais de duas centenas de autarquias, e ainda a Associação Mundial de Enoturismo (AMETUR), cuja sede, em Torres Vedras, foi inaugurada recentemente pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Também neste encontro será apresentada a primeira delegação da ARVP, atribuída à Madeira Rural e que constituirá um passo importante para a afirmação dos territórios madeirenses na área do enoturismo. Este será o primeiro passo para o início da Rota dos Vinhos da Madeira, integrada na ARVP.
A comemoração do 23º aniversário da elevação da Gastronomia a Património Cultural Imaterial de Portugal em parceria com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, atualmente presidida pela confraria madeirense, será outro dos temas a abordar.
Esta iniciativa na Madeira conta com o apoio da Associação das Casas de Turismo Rural da Madeira – Madeira Rural.
Constituída em 2007, a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho conta atualmente com 112 municípios associados, entre os quais Câmara de Lobos, S. Vicente e Porto Moniz na ilha da Madeira.
É fundadora e membro dos corpos sociais da ARVP e da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, que conta com mais de 600 cidades (municípios) associados e ocupa atualmente a presidência da AMETUR.
Data: Quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2022
Local: Câmara de Lobos