É por todos conhecido que os desafios que se colocam ao setor agrícola nos próximos anos são colossais (e.g. globalização, sustentabilidade, alterações climáticas, neutralidade carbónica, competitividade, etc.). É também, já assumido que o setor terá que dar uma resposta rápida no sentido de melhorar as suas práticas, nomeadamente tornar-se mais eficiente a usar os recursos disponíveis. Tradicionalmente os resíduos orgânicos provenientes das explorações eram usados como fertilizantes dentro de uma lógica a que agora se chama de “economia circular”. Por uma série de razões, este ciclo foi, em larga escala, interrompido. É nossa opinião que algumas das respostas necessárias passarão precisamente pelo olear do ciclo da matéria orgânica, fazendo voltar da forma mais eficiente possível ao solo, esse sequestrador de carbono de grande relevância global, com ganhos agronómicos inquestionáveis.
Neste sentido, vimos aprovado o Projeto Europeu Nutri2Cycle – Transição para uma agricultura com uso mais eficiente de carbono e nutrientes na Europa (Transition towards a more carbon and nutrient efficient agriculture in Europe) H2020-SFS-30-2017, no qual Portugal participa através do Instituto Superior de Agronomia, e que conta com parceiros de 12 Países Europeus (Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Itália, Holanda, Hungria e Polónia) https://www.nutri2cycle.eu/. Pensamos que este projeto pode ser um passo decisivo para ir ao encontro de objetivos extremamente relevantes.
Os objetivos do projeto, e o consórcio criado, tiveram origem num EIP-AGRI Focus Group sobre “Reciclagem de nutrientes” https://ec.europa.eu/eip/agriculture/en/focus-groups/nutrient-recycling, e pretendem abordar as atuais lacunas nos ciclos do N, P e C de diferentes sistemas agrícolas Europeus, contribuindo para a implementação de sistemas de gestão de recursos otimizados, com uma boa articulação entre a produtividade, qualidade e segurança alimentar e impacte ambiental.
No desenvolvimento das atividades do projeto, pretende-se fazer eco dos resultados obtidos junto dos diferentes intervenientes do setor, bem como contar com a participação ativa dos potenciais interessados na discussão e definição de estratégias no projeto.
Nesse sentido, convidamo-lo a consultar o site do projeto (https://www.nutri2cycle.eu/), e a participar numa Reunião de apresentação e divulgação do projeto, onde integrará uma Task Force nacional. A reunião terá lugar no dia 4 de Outubro, pelas 9:30, na Sala de Atos no Instituto Superior de Agronomia.
→ Inscrição ←
Programa
09:30 – 10:00 | Receção e Inscrição |
10:00 – 10:30 | Boas-vindas e Introdução ao projeto Nutri2Cycle – Professora Graça Abrantes (Em representação do Presidente do ISA) – Professor David Fangueiro (Coordenador do Projeto Nutri2Cycle em Portugal) |
10:30 – 11:30 | Mesa Redonda: · Moderadora: Isabel Martins (Vida Rural) · Oradores:− Engenheiro João Bastos (Secretário-Geral da FPAS)− Professor Manuel Chaveiro Soares (Valouro)− Engenheiro João Coimbra (Produtor de Milho)− Engenheiro José Coelho (Produtor de Hortícolas)− Engenheiro Nuno Rodrigues (Terraprima)− Engenheira Patrícia Fonseca (DGADR) |
11:30 | Término |
O sucesso deste projeto também dependerá de Si! Esperamos poder contar com a sua presença!
Até breve!
Saudações da Equipa do Projeto Nutri2cycle em Portugal