Safe-Crop e a Seguradora Lusitania lançam dois novos seguros Paramétricos (Proteção de Rendimento) para os Produtores Agrícolas de amêndoa e de azeite em Portugal.
No dia 17 de janeiro, são lançados dois produtos Paramétricos (Proteção de rendimento) para os agricultores portugueses.
Os agricultores portugueses terão assim mais um instrumento de proteção.
A seguir à proteção da Batata é a vez das fileiras da Amêndoa e do Olival terem uma cobertura ajustada aos verdadeiros riscos de produção.
O caráter inovador destes novos produtos de seguro está no facto desta solução cobrir quedas de preço e de produtividade. Assim, quando a produção ou os preços caem, a seguradora poderá pagar a diferença entre o valor da produção e a perda de receita, de acordo com o contratualmente definido.
A avaliação do valor da produção e do rendimento é baseada na variação dos índices de preço e de produtividade. No caso do Azeite, a evolução do preço é conseguida com o POOLRED e da Amêndoa com o Observatório de Preços da Andaluzia.
As avaliações de produtividade serão obtidas com base nos números do INE, ajustados à realidade de cada produtor. Estes índices estão próximos da realidade dos produtores.
O prazo do pagamento da indemnização (caso exista) é conhecido no momento de subscrição do seguro, permitindo um adequado planeamento da conta de exploração do produtor.
O tradicional seguro de colheitas está disponível há muitos anos. No entanto, o rendimento dos agricultores pode ser baixo, mesmo quando a produtividade não é. O problema desta solução tradicional reside no preço, que pode descer de forma abrupta e imprevisível e para o qual não havia, até agora, nenhuma proteção. De facto, a solução da Safe-Crop garante o rendimento qualquer que seja a relação e comportamento da produtividade e preço.
Os seguros Paramétricos (Proteção Rendimento) da Batata, Amêndoa e Olival são comercializados pela Companhia de Seguros Lusitania, mas em exclusividade com a Safe-Crop.
A Lusitania, Companhia de Seguros SA e a Safe-Crop continuam a inovar e a preparar o alargamento da sua oferta a outras fileiras agrícolas e florestais contribuindo, assim, para a proteção do setor.
Filipe Charters, sócio da Safe Crop
“Continuamos ombro a ombro com os nossos produtores e o sector rural. “
“Em épocas de margens apertadas, o seguro agrícola é sempre uma ferramenta. A diferença face aos seguros tradicionais é que fomos mais além e protegemos o preço.“
Rodrigo van Uden Chaves, sócio da Safe Crop
“Numa altura de elevada profissionalização do setor queremos ajudar os empresários a mitigar ao máximo o risco dos seus investimentos, para que consigam crescimentos sustentados das suas explorações agrícolas.”
“Com o seguro Paramérico (Proteção de Rendimento), o risco da queda de preço do azeite e da amêndoa deixou de ser uma preocupação.”
António Quadros e Costa, sócio da Safe Crop
“O seguro Paramérico (Proteção de Rendimento) da Safe-Crop é um instrumento inovador, que pretende fazer a ponte entre um sector agrícola cada vez mais profissional e competitivo e um mercado globalizado e volátil.”
“Connosco o produtor poderá fazer cada vez mais e melhor, com a garantia que o seu trabalho não será em vão.”
Lusitania, Companhia de Seguros SA
“Continuamos ao lado dos agricultores portugueses, a partilhar os riscos do seu negócio e a desenvolver soluções de proteção ajustadas às suas necessidades, que protegem os seus rendimentos e os incentivam a manter a dinâmica do setor.”
Filipe Charters do Azevedo, António Quadros e Costa e Rodrigo van Uden Chaves – © João Almeida Teté.