O projecto BovINE promove o seu primeiro workshop nacional, com atores da produtiva da carne de bovino, no próximo dia 30 de Outubro a partir das 14h através da plataforma zoom.
A inscrição é gratuita mas obrigatória. Posteriormente receberá por mail o link de acesso ao workshop.
O tema desta jornada será: “Identificar desafios da produção de bovinos de carne em Portugal e partilhar soluções através da rede BovINE”.
O foco estará definido em quatro áreas temáticas: resiliência sócio económica; saúde e bem-estar animal; eficiência produtiva e qualidade da carne; sustentabilidade ambiental.
→ Inscrição ←
Esta rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, procura enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor e agrega investigadores, produtores e outros atores desta cadeia. Envolve dez estados membros da UE e procura estimular o intercâmbio de conhecimentos e ideias a nível internacional em quatro temas: resiliência socioeconómica; saúde e bem-estar animal; eficiência da produção e qualidade da carne; sustentabilidade ambiental. Em Portugal, envolve a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, a PROMERT – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A. e, a ACBM – Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos que coordena a Rede Regional (RN) no âmbito do BovINE.
Pretendemos que este workshop permita, a partir de uma discussão rica e construtiva, identificar as necessidades dos produtores tendo em conta o grande desafio de hoje em promover uma produção mais sustentável. Num momento em que a produção de bovinos de carne enfrenta alguma contestação, ao mesmo tempo que novos mercados têm emergido, torna-se essencial juntar à mesma mesa os vários intervenientes desta cadeia, para que em conjunto e numa jornada de participação e discussão, consigamos identificar as necessidades prioritárias da produção de forma a identificar boas práticas validadas pelo rigor técnico e científico que assegurem a sustentabilidade, a aceitação e o futuro do sector da produção de carne de bovino.
Face à situação pandémica que atualmente vivemos, este Workshop será online via plataforma zoom. Para participar é necessário efetuar a sua inscrição através do link.
→ Inscrição ←
Posteriormente enviaremos por mail o link para se juntar a este workshop que desejamos ser verdadeiramente útil e possa dar frutos.
Programa
14h00 – Abertura
Boas Vindas
Susana Guedes Pombo | Diretora Geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária
Apresentação do Projecto BovINE
Magda Aguiar Fontes | Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa
A sustentabilidade ambiental na produção de bovinos de carne em Portugal Tiago Domingos | CEO TerraPrima
Boas Práticas e Inovações identificadas – Moderador: José Pais | ACBM João Diogo Ferreira | AgriAngus
Miguel Vacas de Carvalho | Sociedade Agro-Pecuária da Lobeira
George Stilwell | Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa
Identificação e discussão das necessidades prioritárias na produção nacional de carne de bovino
Síntese final
16h30 – Encerramento
De acordo com o programa previsto teremos uma comunicação da Terraprima (mais informação em www.terraprima.pt) e serão apresentadas algumas boas práticas, sobre as quais poderá obter informação adicional através dos links:
- Eficiência alimentar (ACBM – Centro de Testagem) – https://hokofarmgroup.com/products/ric2discover-webinar-2/
- SenseHub (AgriAngus) – https://youtu.be/_qSaXWyHNWA
- Agricultura regenerativa e gestão holística do pastoreio (Páginas 64 a 69 da Revista Ruminantes nº38 / cópia em anexo) – https://issuu.com/ruminantes/docs/38_web
Na segunda da parte do workshop teremos a identificação e discussão das necessidades prioritárias na produção nacional de carne de bovino que serão os tópicos a trabalhar pelo Projecto BovINE em 2021. Esta discussão será moderada pelo “Network Manager” do projecto e decorrerá por grupo de actores conforme descrito na tipologia apresentada no gráfico abaixo. Relembramos que as áreas temáticas para identificação das necessidades prioritárias (documento em anexo) da produção são quatro: Resiliência sócio-económica; Saúde e bem-estar animal; Eficiência produtiva e qualidade da carne; Sustentabilidade ambiental.