Na noite de São João, em Canas de Senhorim e em Nelas, as Marchas Populares brilharam com a celebração tradicional da noite de São João, marcada pelo empenho das Associações locais e pelo forte envolvimento da comunidade.
Em 𝗡𝗲𝗹𝗮𝘀, a Praça do Município ganhou vida, numa noite repleta de tradição, música e alegria, com as Marchas da Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja e ADRC Cimo do Povo Nelas que desfilaram, em ambiente de grande festa, com os seus arcos trabalhados e fardas coloridas, e cujas coreografias encantaram a cada passo, num verdadeiro tributo às nossas raízes e à cultura popular. A festa continuou com o animado arraial ao som do grupo Marotos da Concertina, que pôs toda a gente a dançar e cantar, numa noite bem portuguesa. E porque não há São João sem boa comida, houve ainda a 𝗧𝗿𝗮𝗱𝗶𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗦𝗮𝗿𝗱𝗶𝗻𝗵𝗮𝗱𝗮, que contou com o apoio de JC AutomóveisIntermarché de Nelas. A noite encerrou com o talentoso Dj Kiki ao som de diversificados ritmos que criaram um excelente after-party.
A alegria contagiante dos Santos Populares brilhou em 𝗖𝗮𝗻𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗶𝗺 com as tradicionais Marchas de São João. A vila encheu-se de cor, brilho e emoção, numa noite vivida com entusiasmo pela ARCPaço e União Cultural e Recreativa do Rossio que trouxeram festa à Vila com os seus trajes coloridos, coreografias e espírito de comunidade. Foi um verdadeiro desfile de tradição e alegria popular que encantou todos os presentes que lotaram o Polidesportivo da localidade, e aplaudiram entusiasticamente os marchantes empenhados. A festa prosseguiu ao som do 𝗚𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗠𝘂𝘀𝗶𝗰𝗮𝗹 𝗡𝘂𝗻𝗼 𝗙𝗶𝗹𝗶𝗽𝗲, que trouxe ainda mais ritmo e animação, encerrando com chave de ouro esta noite de festa. Nota: Direitos reservados à Câmara Municipal de Nelas, sendo proibida a utilização profissional e comercial dos conteúdos e imagens sem que seja feita referência à respetiva fonte Versão: 0.4 – 10/2017
O Município de Nelas estende a todos os envolvidos neste árduo, mas gratificante trabalho, um profundo agradecimento por tornarem esta noite de São João tão especial, dirigindo em particular às quatro Associações do Concelho uma palavra de apreço por toda a dedicação, trabalho e empenho em manter vivas as tradições locais. Parabéns a todos pela excelência!
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.