Descrição botânica
Nome científico: Ficus carica L.
Família: Moraceae
Origem: Sudoeste Asiático
Variedades: Pingo mel, Bêbera branca, Bebera preta, cotios
Ciclo de vida: Início de produção aos 5/6 anos, entre os 12/15 anos atinge o máximo de produção e, a partir dos 40 anos, começa a perder vitalidade.
Plantação: No inverno, estabelecida com compassos de 5x5m.
Colheita: Ocorre nos meses de julho a outubro, com maior predominância em agosto e setembro
Encontra-se na costa sul da Madeira, desde o litoral até aos 400 metros de altitude e no Porto Santo.
Pode atingir os 10m de altura, mas, em locais muito ventosos, como o Porto Santo, mantém-se arbustiva.
Adapta-se bem a diversos tipos de solos, porém, os mais apropriados são os arenoargilosos, bem drenados e com bom teor de matéria orgânica. O pH entre 5,6 e 6,8 é o ideal para esta cultura.
A sua principal praga é a mosca da fruta ou o “bicho” da fruta, sendo que a sua doença mais representativa é a podridão dos frutos.
Curiosidade
É também conhecida por bebereira, designação aplicada a algumas figueiras de frutos compridos.
Nutrientes
Valor energético: 70Kcal por 100g
Vitaminas: A, complexo B, C e E.
Sais minerais: potássio, fósforo e cálcio.
Rico em fibra alimentar, importante na regulação da função intestinal. Em excesso, pode ter efeito laxante, bem como em fitoquímicos, com propriedades antioxidantes, que limitam o metabolismo das células cancerígenas.
Diferentes formas de utilização
O figo pode ser saboreado de diversas maneiras: fresco (com pão), passado ou seco, ou em compota (doce), bolos, broas e bebidas, a exemplo dos licores. Através da sua fermentação, pode se obter vinhos doces, aguardentes e vinagres.
Na Madeira, a confeção do mel de figos, obtido pela sua fervura em pouca água, surgiu da dificuldade financeira na obtenção do mel-de-cana, usado na confeção de bolos e broas de mel no Natal. O mel de figos pode ser usado também na confeção do bolo de rolão doce, malassadas e preparação da “macia” (mistura de aguardente com mel).
As folhas da figueira podem ser usadas em chá para a tosse, gripe, diabetes e reumatismo.
Os figos cozidos podem ser utilizados para tratar doenças do trato respiratório.
O leite da figueira pode ser usado para eliminar verrugas, no entanto, quando em contacto com a pele, pode causar problemas, sobretudo quando exposto à luz. Era usado antigamente para coalhar leite e fazer queijo.
Receita
Compota de figos
Ingredientes
850g de figos, 750g de açúcar mascavado, sumo de 1 limão, 1 pau de canela e 200 ml de água.
Preparação
Retirar os pés aos figos e cortá-los em pedaços. Colocar os figos numa panela com o açúcar, o pau de canela e o sumo de limão.
Levar ao lume até obter ponto de estrada, mexendo de vez em quando. Deixar esfriar, guardar em frascos esterilizados e fechar hermeticamente.
Bom apetite!
Artigo publicado originalmente em DICAs.