
Um dos suspeitos confessou às autoridades ser o responsável por causar um incêndio numa zona de mato.
A GNR anunciou esta quarta-feira a detenção de dois homens, nos concelhos de Pombal e Ansião, pelo crime de incêndio florestal.
Esta quarta-feira, em Ansião, um homem de 55 anos foi intercetado numa zona de mato, nas imediações do incêndio que deflagrou na localidade de Casal de Santo António. Na altura da abordagem, o suspeito confessou a autoria do crime e foi detido.
Já no concelho de Pombal, na passada segunda-feira, foi durante uma patrulha da GNR com vista à prevenção e combate de incêndios que os militares detetaram uma coluna de fumo a erguer-se nas traseiras de uma habitação, a cerca de um quilómetro das instalações da autoridade.
Os militares deslocaram-se ao local e constataram que o proprietário da residência estava a realizar uma queimada não autorizada, sem qualquer acompanhamento técnico. Foi a intervenção dos militares que conduziu à extinção do fogo.
O homem foi detido pelo crime de incêndio florestal, numa altura em que o risco de incêndios rurais no concelho se encontrava no nível máximo. Os factos foram remetidos para o tribunal de Pombal.
A GNR recorda que as queimas e queimadas são a principal causa de incêndios no país, e que a sua realização é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ ou ‘máximo’, carecendo de autorização ou comunicação prévia nas restantes alturas do ano.