11 empresas lusas representaram o melhor da oferta portuguesa no Summer Fancy Food Fair contactando com milhares de potenciais compradores Agroalimentar português deu cartas na maior feira realizada nos EUA dedicado ao sector
Sob organização da Fundação AIP, através da AIP Feiras, Congressos e Eventos, 11 empresas portuguesas participaram na maior feira agroalimentar da América do Norte, que decorreu em Nova Iorque, entre 29 de Junho e 1 e Julho. Esta participação traduz-se na maior representação nacional de sempre de empresas portuguesas presentes no salão, dando mostras dos esforços concertados para internacionalizar o sector para novos mercados.
Fátima Vila Maior, diretora de área de Feiras da AIP Feiras Congressos e Eventos, realça o potencial do mercado norte-americano cujas exportações têm crescido a bom ritmo, tendo sido exportados em 2013 110.6 milhões de euros em produtos das várias fileiras do agroalimentar português para o país. Estamos a falar de um mercado com 225 milhões de consumidores, que só há bem pouco tempo começaram a conhecer e a interessar-se pela qualidade e autenticidade que caracteriza os nossos produtos. No que diz respeito ao consumo de produtos gourmet o azeite, o queijo e os vinhos estão entre os mais apreciados pelos norte-americanos.
A responsável salienta que é preciso continuar a apoiar as empresas portuguesas nos seus intentos de internacionalização, promovendo a sua divulgação em novos mercados e capitalizando sinergias e contactos que se materializem em mais negócios. O recorde firmado com a presença de 11 empresas portuguesas na Summer Fancy Food Fair é um exemplo inequívoco da vontade e capacidade do nosso tecido empresarial em se afirmar e adaptar a novos perfis de consumo e mercados.
As fileiras das conservas e enlatados, arroz, azeite, vinho, doçaria e queijos nacionais estiveram representadas através da Císter, Cofaco Açores SA, Maçarico, Novarroz Produtos Alimentares, Olivais do Sul, Carb – Casa Agrícola Rui Batel, Crespo, Queijaria Artesanal Ilídio, Quinta do Beato, ViniLourenço e Portugal Senses, empresas que integraram o stand levado pela AIP Feiras, Congressos e Eventos ao salão americano.
O evento que se realiza desde 1955 assinalou este ano a sua 60ª edição com mais de 2700 empresas participantes, entre importadores e presenças internacionais de 49 países, e cerca de 24 mil compradores.
Portugal Agro de 20 a 23 de Novembro
Com o objectivo de reafirmar o potencial da oferta agroalimentar portuguesa, o Portugal Agro realiza-se de 20 a 23 de Novembro a Fundação AIP, através da AIP Feiras, Congressos e Eventos, com o Alto Patrocínio da Ministério da Agricultura e do Mar e o apoio de 45 entidades ligadas ao sector.
Este evento, com o mote Do campo até à mesa, trará a Lisboa a maior mostra da capacidade produtiva nacional, apostando no convite a compradores estrangeiros com vista a potenciar novos negócios para as empresas presentes.
Sector agroalimentar português com forte potencial de crescimento
As exportações do agroalimentar cresceram 7,8% em 2013 e no período de 2007 a 2013 em média também acima dos 7%, mais do dobro do total da economia em matéria de exportações. De sublinhar o facto da taxa de cobertura das importações pelas exportações ter vindo a progredir sustentadamente ao longo dos últimos anos, de 53,3% em 2011, para um valor acima dos 60% em 2013.
De salientar que Espanha, Angola, Rússia, África do Sul, Brasil, Holanda, Estados Unidos, são alguns dos vários mercados que se têm revelado mais atrativos na procura de produtos agroalimentares portugueses.
Fonte: AIP
|
Apontadores relacionados: |
Sítios |
|
|
[ Écran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|