
Afirmam que vão ser prejudicados e que as ajudas que estão previstas não são suficientes.
Perto de cinco mil agricultores usaram cerca de mil tratores para bloquear Estrasburgo junto ao Parlamento Europeu. O protesto é principalmente contra o acordo com a Mercosul.
Muitos dos agricultores europeus estão a ferro e fogo contra o acordo da União Europeia com os países da Mercosul e pedem a saída da Presidente da Comissão Europeia.
Note que os setores mais beneficiados são o do vinho, laticínios e azeite, mas também nas indústrias metalmecânica e automóvel. Vai ser mais barato vender e mais barato comprar. Já o café vai ter menos custos administrativos.
Portugal é dos países que mais beneficia com o acordo, em investimento de exportações das mais diversas áreas, como nos vinhos e no leite. O acordo prevê a baixa de várias taxas e algumas acabam mesmo por chegar ao zero. O que, para alguns, pode asfixiar as pequenas produções.
Os mais críticos temem que a qualidade e a produção dos produtos que cheguem à Europa não cumpra os mesmos requisitos ao que se faz por cá. Em Portugal, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e o Governo estão alinhados a favor das novas regras.