150 estudantes 24 horas acordados em competição formativa este sábado em Santarém

Estudantes de 10 universidades e três escolas profissionais agrícolas, oriundos do Minho ao Algarve, participam este sábado, 9 de abril, a partir das 8h, e até às 8h de domingo, na Escola Superior Agrária de Santarém, na maior competição formativa de Ciências Agrárias do país: as 24H Agricultura Syngenta.

Os estudantes em competição vão realizar provas de campo e teóricas, com recurso a tecnologias digitais, máquinas e equipamentos agrícolas de última geração, adquirindo conhecimento sobre boas práticas agrícolas essenciais para responder ao enorme desafio de produzir mais e melhores alimentos, usando menos recursos e protegendo o meio ambiente. O tema da 5ª desta competição formativa é a Agricultura 4.0.

As provas são desafiantes e vão testar os conhecimentos dos estudantes durante 24 horas consecutivas, ajudando-os a adquirir competências na transição para o mercado de trabalho. Os concorrentes terão de superar dezenas de desafios tais como: plantar tomate, semear margens multifuncionais que atraem polinizadores aos campos agrícolas, instalar um sistema de rega gota-a-gota e controlar a rega através de uma App móvel, conduzir e comandar tratores à distância em tempo real, aplicar adubo líquido com base em cartas de prescrição georreferenciadas, calibrar pulverizadores para aplicação de tratamentos fitofarmacêuticos num pomar, tomar decisões de gestão agrícola a partir de dados alojados na cloud, realizar análises de seiva a folhas de videiras, aprender a realizar compostagem, entre muitas outras provas.

A competição envolve 30 equipas, oriundas de universidades (Lisboa, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Évora), institutos politécnicos (Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Santarém, Beja) e escolas técnico-profissionais (Vagos, Baixo Mondego e Marco de Canaveses).

As 24H agricultura Syngenta são uma iniciativa da Associação Portuguesa de Horticultura, em parceria com a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

Esta competição formativa conta com o apoio do Município de Santarém e de empresas líderes do setor agrícola, que junto com a organização do evento estão ativamente envolvidas na conceção e implementação das provas, acompanhando os estudantes durante todo o evento. Os patrocinadores desta 5ª edição são: Syngenta, Hubel Verde, Hubel Engenharia e Sustentabilidade, John Deere, Cotesi, Galucho, Lipor, Magos Irrigation Systems, Município de Santarém, Pulverizadores Rocha e Tecniferti.

Vídeo edição 2019:

https://www.youtube.com/watch?v=5UI7Pvr52vQ


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: