Mata Nacional de Leiria

160,74ha da Mata Nacional de Leiria intervencionados, na defesa contra os incêndios florestais

O ICNF procedeu, nos meses de maio e junho, a trabalhos de limpeza de faixas de gestão de combustíveis num total de 160,74ha, a fim de reforçar a defesa desta floresta contra os incêndios florestais.

Os trabalhos que se concentraram nas proximidades dos aglomerados populacionais e em parques de merendas da Marinha Grande, Pilado, Água de Madeiros, São Pedro de Moel, Vieira e na Praia da Vieira, foram executados com o rigor exigido para a conservação dos solos e ecossistemas sensíveis, preservando espécies como os medronheiros, samouqueiros, folhados, quercíneas ou camarinheiras.

Foram, ainda executados trabalhos de manutenção da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis em 8,9 ha, de gestão e limpeza de povoamentos em 40 ha, num total de 57.70ha nesta área.

O aceiro exterior e a respetiva vala, elementos marcantes e envolventes da Mata Nacional de Leiria, foram restaurados e beneficiados, obrigando a um trabalho complexo, pormenorizado e moroso de limpeza em mais 54,24 ha.

Estes trabalhos, que resultaram numa intervenção total de 160,74 ha na Mata, foram executados pela Unidade Nacional de Máquinas do ICNF e envolveram 8 equipamentos diversos de maquinaria pesada florestal, desde tratores florestais, buldózeres e giratórias equipadas com grades de discos pesadas, lâminas, destroçadores de correntes e de martelos.

As áreas intervencionadas permitem, no futuro, operações mecanizadas mais rápidas e eficazes. Simultaneamente, os trabalhos tiveram uma forte componente formativa e prática, na preparação de novos operadores, in loco, em contexto real de trabalho.

Artigo publicado originalmente em ICNF.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: