“2° Festival da Batata Doce e do Chícharo” da Gançaria recebe mais de 300 pessoas

A inauguração da segunda edição do “Festival da Batata Doce e do Chícharo”, na Freguesia da Gançaria, teve lugar no sábado, 12 de outubro, pelas 19 horas, no Pavilhão da Associação da Gançaria. Durante dois dias, mais de 300 pessoas puderam degustar várias iguarias servidas com batata-doce, algumas delas têm na base das suas receitas este tubérculo, incluindo a doçaria. Uma mostra que contou ainda com dez stands que serviram para destacar o tecido empresarial, cultural e desportivo da freguesia da Gançaria.

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Alfredo Amante e Nuno Domingos, Vereadores da CMS, associaram-se ao evento, conduzido por Joaquim Aniceto, Presidente da Junta de Freguesia da Gançaria, numa cerimónia que contou ainda com a presença, entre outros, de Inês Barroso, Deputada na Assembleia da República, de José João Pedro, Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta, e de Paulo Guedes, Presidente da Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças.

João Teixeira Leite começou por “dar um abraço a todos quantos se mobilizaram para estar aqui, nesta importante freguesia do nosso concelho, a Gançaria”. O Presidente da CMS deu os “parabéns à Junta de Freguesia, às nossas empresas, às associações que mobilizaram esforços para estar aqui neste evento. O Município e o Executivo na sua totalidade, apoiam o evento desde a primeira hora. Mas este evento só acontece, porque há um presidente de junta e um executivo que mobilizam a comunidade da Gançaria para o tornar possível”.

De referir que, a Gançaria está intimamente associada à produção de batata-doce. Há várias gerações que esta é uma cultura básica na Freguesia e parte integrante da gastronomia local. A nível histórico e cultural, esta raiz vegetal cultivada nestas terras era assada nos fornos a lenha e vendida nas feiras e à saída da missa das comunidades vizinhas, para além de servir de alimento para a criação de porcos.

O Município de Santarém concedeu um apoio financeiro à Junta de Freguesia de Gançaria, para a realização de mais uma edição do Certame, que tem o objetivo de perpetuar as tradições locais, estimular a economia e valorizar este produto como fonte de sustento e identidade cultural da Freguesia.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: