corn

2023 é o Ano Internacional do Milho Painço

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estabeleceu 2023 como o Ano Internacional do Milho Painço. A decisão foi tomada em 2021 e, segundo a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esta iniciativa pretende «divulgar formas de produção sustentável de milho painço, destacando o potencial deste cereal para oferecer novas oportunidades de mercado para produtores e consumidores».

Aquilo que se designa como milho painço corresponde a um grupo de vários cereais, que, de acordo com a FAO, se destacam pelas suas propriedades nutricionais e pelas suas capacidades de resistência e adaptação às alterações climáticas. O Ano Internacional do Milho Painço visa fomentar a produção e promover o seu consumo.

A FAO sublinha que o Ano Internacional do Milho Painço também «é uma oportunidade única para sensibilizar e dirigir a atenção política para os benefícios nutricionais e sanitários do consumo do milho painço, bem como a sua aptidão para o cultivo em condições climáticas adversas». A FAO refere igualmente que «os painços abrangem um grupo diversificado de cereais de grande potencial», que «são uma importante fonte de alimentação para milhões de pessoas na África subsaariana e na Ásia» e que podem «desempenhar um papel importante, contribuindo para capacitar os pequenos agricultores a nível global e a alcançar o desenvolvimento sustentável, diminuindo a fome, promovendo a biodiversidade, e transformando os sistemas agroalimentares até 2030».

A DGAV considera que «o Ano Internacional e o impulso para o aumento da produção de painço contribuirão para alcançar os objectivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030». Pode obter mais informações sobre o Ano Internacional do Milho Painço aqui e pode visionar o vídeo promocional da iniciativa aqui.

Artigo publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: