Ocorreu hoje, de forma simbólica para assinalar o dia da Floresta Autóctone que é celebrado no dia 23 de Novembro, a 2ª fase da ação de reflorestação iniciada em maio, na freguesia de Ermelo, em pleno parque da Peneda Geres, com a plantação de 1500 árvores autóctones.
Esta iniciativa, enaltece uma vez mais a ligação natural e secular entre o Homem, os animais e a Floresta. Resulta de uma parceria entre a PEC Nordeste, o Município de Arcos de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Carnes da Montanha, a empresa CarbonOut e a Associação de baldios locais.
O objetivo desta parceria, para alem de reafirmar o compromisso com os princípios de responsabilidade ambiental subscritos pelas organizações envolvidas, visa também sensibilizar o consumidor final para a ligação natural que existe entre a floresta e a atividade pecuária nacional, que só é possível manter continuando a criar e consumir a carnes destes animais.
É importante destacar que são estes territórios, com particularidades únicas, que conferem a qualidade, autenticidade e exclusividade do sabor e aroma característicos das carnes criadas nas montanhas de forma tradicional. São sabores unicos que podem ser degustados por todos os consumidores através da marca “Carnes da Montanha”, aqui representada. Este consumo local é decisivo para a sustentabilidade económica, social e ambiental dos territórios.