De 22 a 25 de janeiro, Montalegre celebra uma das mais autênticas tradições gastronómicas. A Feira do Fumeiro celebra a tradição, o saber-fazer ancestral e a excelência dos produtos locais, num encontro único entre produtores, visitantes e amantes da boa gastronomia. As alheiras, chouriças, salpicões, presuntos e muitos outros produtos, contam histórias de lareiras acesas, de mãos sábias e de um povo que honra as suas raízes.
Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre, refere que o evento “representa o resultado de muito trabalho, dedicação e saber ancestral, aliado a uma qualidade reconhecida muito para além do nosso concelho”. A feira “valoriza os produtores locais, dinamiza a economia e afirma Montalegre como terra de tradições vivas, autenticidade e excelência. A autarca afirma que “é com enorme orgulho que continuamos a apoiar e a promover uma iniciativa que honra o passado, fortalece o presente e projeta o futuro do nosso território”.
Montalegre veste-se de festa para receber quem chega com hospitalidade, música, cultura e o orgulho de mostrar o melhor da sua terra. São quatro dias dedicados aos sabores autênticos do fumeiro, à gastronomia barrosã, à música, à animação popular e à identidade de um povo que sabe receber.
José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Mar, é o membro do Governo que irá inaugurar a 35.ª Feira do Fumeiro de Montalegre. A cerimónia solene acontece dia 22, pelas 17 horas, no auditório municipal.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.