Fim de semana dedicado à castanha em Arrifana
Mais de 20 participantes e 25 produtos integraram a 4ª Mostra Gastronómica da Castanha, em Arrifana.
Decorreu este fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, no Pavilhão de Festas de Arrifana, a 4ª Mostra Gastronómica da Castanha. A iniciativa promovida pela USDRA – União Social Desportiva e Recreativa da Arrifana em articulação com a Junta de Freguesia de Arrifana e o Município da Guarda teve como principal objetivo a divulgação e valorização da castanha como produto de excelência.
Este ano houve uma novidade, a realização 1° Festival do Caldo de Castanha, ao qual só podiam concorrer naturais ou residentes na freguesia pois o objetivo era apurar o “melhor” Caldo de Castanha, representativo da freguesia de Arrifana.
A grande vencedora foi Anunciação Terras, que confeciou um caldo que conquistou os jurados, arrecadando o 1° lugar do Festival. A vencedora irá disponibilizar a receita para que todos quantos queiram a possam reproduzir.
Relativamente à Mostra Gastronómica da Castanha, a mesma foi divida em duas categorias: Particulares e Restauração.
Na categoria dos particulares, Maria Cunha conquistou o primeiro lugar com uma tarte de castanha, já a nível da restauração, a pavlova de castanha do Armazém dos Grelhados alcançou o 1º lugar, seguindo-se as propostas do Nobre Vinhos e Tal e do Restaurante Beira Serra que conquistaram o 2º e 3º lugar, respetivamente
Para além da gastronomia teve ainda lugar a apresentação do livro “Quem me dera cá o tempo” do Dr. Jorge Lage, considerado o maior especialista na castanha, sua história, cultura e tradições, seguida de uma palestra dedicada ao castanheiro, conduzida pelo Eng. Joaquim Almeida da DRAPC.
Também a animação musical foi uma constante com as atuações, no sábado, do Grupo “Vila Garcia “A`Baldar”” e do Grupo de Cantares de Arrifana. Já no domingo, a animação ficou a cargo do Grupo de Cantares Se7e Vozes de Vila Fernando.
Durante a tarde de domingo houve ainda espaço para a realização de um mercadinho onde os visitantes puderam adquirir castanhas e outros “mimos” da terra.
A organização promete nova edição para o ano (nos dias 4 e 5 de novembro) e lançou o repto para que a castanha seja cada vez mais tida em conta na hora de confeccionar um prato.
Fonte: USDRA