41.ª Ovibeja decorre de 30 de Abril a 4 de Maio

A 41.ª edição da Ovibeja vai decorrer entre os dias 30 de Abril e 4 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Beja. Organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a edição de 2025 desta feira agrícola de periodicidade anual será subordinada ao tema “+Agricultura, +Futuro”, consubstanciado em colóquios, na exposição principal do evento e em demonstrações de maquinaria e equipamentos agrícolas, nomeadamente explorando o uso das tecnologias de ponta na agricultura – incluindo a pecuária –, como a inteligência artificial.

Segundo a ACOS, a exposição central da Ovibeja – dedicada ao tema “+Agricultura, +Futuro” –, «reflecte a importância da agricultura como um motor de desenvolvimento sustentável frente aos desafios globais, dos quais são destacadas as alterações climáticas, a preservação ambiental face à necessidade de adaptar a produção alimentar para uma população mundial crescente, a escassez de recursos e, no contexto nacional, problemáticas como o envelhecimento da população, a desertificação humana, o isolamento territorial e o êxodo rural das novas gerações». Este espaço inclui a “Árvore dos Sonhos”, instalação «que apela à participação dos visitantes sobre o seu olhar ou soluções propostas acerca desta questão».

No Pavilhão da Inovação e Tecnologia, localizado no Campo da Feira, vão ser realizados debates sobre o tema principal do evento, «focando-se na adopção de novas tecnologias para aumentar a eficiência e sustentabilidade dos processos produtivos», com atenção a projectos nacionais e internacionais. Este espaço estará também associado a um conjunto de demonstrações práticas – «permitindo aos visitantes conhecer e experimentar equipamentos e soluções tecnológicas de ponta» – e inclui campos de demonstração, onde serão apresentados equipamentos trazidos por parceiros e expositores: «maquinaria agrícola de última geração; Moto 4 com acessórios agrícolas; pulverizadores e drones para optimização da produção». Haverá ainda outras demonstrações de maquinaria e equipamentos agrícolas no recinto do Campo da Feira.

Na manhã de 30 de Abril, a partir das 9h30, decorre no Pavilhão da Inovação da Ovibeja – certame que se realiza em Beja – o colóquio “Regadio em olival e amendoal – presente e futuro”, organizado pela Magos SA. Na tarde de 2 de Maio, a partir das 15h00, tem lugar o colóquio “+Água, +Futuro”, organizado pela Fenareg. No dia 3 de Maio, tem lugar um colóquio focado no azeite, que inclui a entrega de prémios aos vencedores do 14.º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja (para o qual foram recebidas cerca de 100 amostras, a sujeitar à avaliação de um painel internacional de provadores).

A feira conta também com o Pavilhão “Caça, natureza e biodiversidade” (uma novidade desta edição), o Espaço Aprender + (que vai decorrer em três zonas distintas – Pavilhão Central, Pavilhão da Pecuária e Campo da Feira, onde está integrada uma Quinta Pedagógica – e que fomenta várias actividades, em especial para famílias). A organização refere que a Ovibeja terá mais de mil expositores e que são esperados mais de 100.000 visitantes, num certame que terá diversos pavilhões temáticos (dedicados, por exemplo, às vertentes agroalimentar, pecuária, institucional e serviços, artesanato, restauração, cante alentejano) e concertos.

A organização afirma que, nesta edição, o certame se apresenta como «uma plataforma privilegiada de promoção de empresas nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que é um espaço de promoção e desenvolvimento rural, a par com a cultura, tradição e inovação», acrescentando que se trata de «uma feira profissional e uma feira para as famílias», «de encontro de jovens», «de descoberta das potencialidades do campo» e «apresenta várias novidades que aliam o melhor do campo e da cidade». Pode consultar mais informação sobre a Ovibeja aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: