Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do curso online “Comunicar Agricultura e Floresta”, que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Julho. Este curso destina-se a todos os técnicos da área agrícola e florestal que queiram melhorar a sua comunicação com o público em geral.
Porquê comunicar melhor agricultura e floresta?
Comunicar bem a agricultura e a floresta são, neste momento, uma prioridade para ambos os sectores. Vivemos uma “era digital”, onde a velocidade de circulação de informação é cada vez maior, muitas vezes permitindo a disseminação de notícias com pouco rigor técnico e até mesmo falsas. Torna-se assim cada vez mais importante comunicar numa linguagem acessível a todos, compreender o público que está atrás do ecrã e ajustar a nossa narrativa a quem nos lê e nos ouve. Fugir do registo reactivo, infelizmente demasiado comum na comunicação do sector, perceber a importância da linguagem clara e do uso do storytelling, são elementos fundamentais nesta nova comunicação digital.
Objectivos e programa
Este curso, que tem uma duração de 6 horas, tem como objectivos e conteúdos programáticos:
- Fornecer técnicas de linguagem clara.
- Ensinar como simplificar jargão técnico.
- Ensinar como estruturar uma linha narrativa.
- Mostrar a importância do “storytelling” na comunicação do sector agrícola e florestal.
A formadora
Cristina Nobre Soares, consultora em comunicação clara de ciência, é a responsável por este curso. Com formação em Engenharia Florestal, trabalhou no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, deu aulas de cartografia e detecção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem. Entre as várias empresas e instituições com as quais tem colaborado, destacam-se: Português Claro, Instituto Superior de Agronomia, MED-Universidade de Évora, Plexis-Universidade da Madeira, FSC Portugal, INSA – Ricardo Jorge, Montis e Fenareg.
Preço
70€ (IVA incluído)
Datas e Horário:
21, 22 e 23 de Julho das 18.00 às 20.00
Inscrições e mais informações:
Email para: ccienciaclara@gmail.com