Lançado Movimento Ambiente e Produção Alimentar

Foi apresentado hoje, 11 de Junho, em Santarém, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, o Movimento Ambiente e Produção Alimentar (MAPA). Este grupo conta com «a participação de mais de trinta entidades ligadas aos sectores da produção agrícola, criação de animais para consumo e distribuição agroalimentar» e, segundo os promotores, «pretende dar a conhecer à sociedade em geral as realidades do sector e demonstrar o seu importante papel na manutenção e preservação da natureza ao mesmo tempo que nos alimenta».

Os promotores desta iniciativa referem que, «numa altura em que crescem as preocupações com o ambiente e com a produção sustentável, o MAPA apresenta-se com a missão de esclarecer algumas das perspectivas actuais do mundo rural, acima de tudo para valorizar todos os que fazem da agricultura e da produção alimentar o seu modo de vida». Assim, um dos grandes objectivos do projecto é «dar a conhecer o trabalho dos profissionais do mundo rural, pois são eles que possuem conhecimentos acerca dos recursos, processos de produção e transformação, o que lhes permite cumprir as regras que garantem a sustentabilidade da produção, a segurança dos alimentos e o bem-estar animal».

A campanha do MAPA vai estar disponível no Facebook, no Instagram, no Youtube e na televisão e conta também com um site – www.mapa.com.pt –, «onde serão disponibilizadas todas as informações acerca do projecto, bem como as histórias dos produtores que nele participam». Os promotores do projecto explicam que o MAPA pretende «construir mensagens positivas em torno do sector, através da partilha de conhecimentos sustentados em evidências científicas comprovadas que possam desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre o mundo rural», e que «a expectativa é a de gerar um debate positivo e educativo na sociedade civil, permitindo que o sector continue a evoluir de forma segura, contribuindo para um mundo mais saudável e sustentável».

Também sublinham que o Movimento Ambiente e Produção Alimentar «é o mais recente projecto criado com o intuito de debater e valorizar os mais variados temas ligados ao mundo rural» e que este «pretende esclarecer temas relacionados com o sector agrícola e a sua importância na sociedade actual». Neste contexto, «será através da transmissão das histórias e realidades de quem vive do sector que o MAPA pretende valorizar os profissionais e demonstrar que não há ambientalista mais eficaz do que um produtor responsável, pois são as vivências e as formas de trabalhar destes produtores que vão permitir explicar o porquê de fazerem parte de uma economia verde», dizem.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: