GPS nos rebanhos vai facilitar o trabalho dos pastores do Algarve

coleiras gps algarve2O REVITALGARVE lançou um projeto-piloto com tecnologias de geolocalização e monitorização para o controlo de rebanhos do Algarve na última terça-feira, 18 de junho. O projeto-piloto consiste na colocação de coleiras eletrónicas em dois animais por rebanho com o objetivo de acompanhar e monitorizar o comportamento dos animais durante a execução do projeto. Nesta primeira fase, a iniciativa incide em cinco rebanhos (quatro de ovinos e um de caprinos). O projeto-piloto tem cariz demonstrativo e pretende que outros produtores venham a aderir a esta nova tecnologia no futuro. 

As ações demonstrativas realizaram-se em Algoz (Silves), junto de um criador da raça ovina Churra Algarvia, e em Conceição (Tavira) numa exploração frutícola que utiliza um rebanho de ovinos no controlo de infestantes. 

A introdução desta tecnologia vai facilitar o trabalho dos pastores, pois será possível através do telemóvel conhecer a localização exata do seu rebanho e, também, possibilitar a obtenção de outros parâmetros produtivos. O projeto-piloto vai ainda promover uma melhor gestão da pastagem e do território, especialmente na manutenção de áreas mais limpas e resilientes aos incêndios rurais. 

coleiras gps algarve6 coleiras gps algarve4

A utilização e divulgação desta tecnologia, baseada em sistemas de informação georreferenciados (SIG), é uma das componentes previstas na Linha de Ação Conhecimento do REVITALGARVE, projeto que pretende contribuir para a revitalização das zonas rurais do Algarve. 

coleiras gps algarve3

O REVITALGARVE é um projeto financiado pelo PRR, assente numa rede de 12 parceiros públicos e privados, entre os quais a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. – Agricultura e Pescas, que pretende criar um modelo de organização do Sistema Alimentar do Algarve, baseado numa Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) e no consumo local dos produtos com origem na RPLA. 

coleiras gps algarve5

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: