Portugal ocupa a 16.ª posição entre os 167 países que integram o ranking de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com uma pontuação de 80,2. A listagem é liderada pela Finlândia (86,4), Suécia (85,7) e Dinamarca (85), revelou a revista “Sustentável”.
A conclusão é da 9.ª edição do Relatório de Desenvolvimento Sustentável, divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) das Nações Unidas, que avança ainda que Portugal se encontra “ligeiramente” acima da média regional (77,2), com mais de metade dos ODS definidos como “alcançado” ou “em progresso”.
De acordo com o relatório, a erradicação da pobreza foi o único objetivo alcançado por Portugal, tendo ainda destacado avanços nas áreas da igualdade de género, energia limpa e acessível, e cidades e comunidades sustentáveis.
Já relativamente ao ODS 2 (Fome Zero), ODS 12 (consumo e produção não sustentável), ODS 13 (ação climática), ODS 14 (vida marinha) e ODS 17, a análise indica que apresentam aspetos muito desafiantes.
O relatório foi apresentado dia 17 de junho, em Lisboa, numa conferência de imprensa com o presidente da SDSN Global, Jeffrey Sachs. Desde 2016 que o Relatório de Desenvolvimento Sustentável tem classificado o desempenho de todos os Estados-Membros da ONU no que diz respeito aos ODS.
Consulte o artigo completo aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.