A Lipor foi galardoada com o Prémio Nacional de Inovação, na categoria Segmento de Negócio, subcategoria Sector Público, com o seu projecto WAYSTE, Plataforma de Gestão de Resíduos.
A Plataforma WAYSTE, desenvolvida internamente pela Lipor, destaca-se pela sua capacidade de integrar um fluxo de informação em constante crescimento, apoiando assim o modelo de monitorização da gestão de resíduos implementado pela Lipor nos seus municípios associados.
«O WAYSTE consagra um novo modelo de informação, que é ao mesmo tempo escalável e robusto, permitindo a gestão de bases de dados de clientes, equipamentos, circuitos e a recolha de dados essenciais sobre as operações de recolha de resíduos, assegurando a sua completa rastreabilidade», explica a empresa.
O Prémio Nacional de Inovação (PNI) é uma iniciativa promovida pelo Jornal de Negócios, o BPI e a Claranet, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e a COTEC Portugal como parceiros institucionais, a Galp como patrocinadora, Cascais como município inovador, e a Nova SBE, como knowledge partner.
A base de todo o trabalho de desenvolvimento do WAYSE iniciou-se em 2018 com o objectivo de concentrar numa só plataforma todos os dados relevantes da gestão do sistema de resíduos, nomeadamente das Recolhas e da Valorização.
Esta plataforma gere actualmente mais de 97.000 registos diários, melhorando a monitorização e a gestão dos projectos de Recolha nos municípios associados da Lipor.
Com uma forte componente de análise estatística, o WAYSTE permite ao utilizador acompanhar o desenvolvimento dos seus projectos e o cumprimento das metas que definiu no seu Plano Estratégico.
Paralelamente, é possível analisar a eficiência dos circuitos realizados, as taxas de participação dos clientes abrangidos e os rendimentos dos equipamentos instalados na via pública.
O WAYSTE tem consigo ligada uma Aplicação Android, para utilização no terreno, que permite fazer a gestão da operação on site, dando a capacidade às equipas para registar as recolhas, alertas, fotografias ou quaisquer operações que lhes sejam relevantes, que são comunicadas em tempo real para o WAYSTE.
A Aplicação tem ainda a capacidade para efetuar a gestão e criação de clientes, a associação de equipamentos ou gestão de equipamentos de via pública ou de acesso condicionado.
A recolha constante de dados operacionais permite que o WAYSTE crie um perfil de utilização de serviço para cada cliente, o que permite conceber campanhas de sensibilização dedicadas aumentando assim as taxas de participação e eficiência de processos. Esse mesmo perfil suporta a implementação de sistemas PAYT, que, sendo uma obrigatoriedade prevista no PERSU 2030, permite contribuir para o aumento da justiça tarifária no sector.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.