A sessão de debate sobre o melhoramento e técnicas genómicas, tema da edição mais recente da publicação CULTIVAR do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), decorreu a 27 de junho no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura e Pescas, em Lisboa.
Com base em visões e interesses distintos no âmbito do melhoramento vegetal e animal, o debate procurou responder a duas questões: como garantir simultaneamente o abastecimento alimentar da população mundial e os objetivos para a transição climática? e qual o contributo da União Europeia para o desafio de um sistema alimentar sustentável?
Foram debatidos não só os impactos diferenciados que possam estar associados ao melhoramento e às técnicas genómicas, mas também os benefícios para os agentes do setor agroalimentar e de toda a população em geral. Foi salientado, neste âmbito, a importância de equilíbrio entre questões éticas, ambientais, sociais e económicas a favor de uma produção agrícola mais sustentável e rentável. Foi também destacado que as políticas públicas têm de convergir numa maior articulação com a inovação tecnológica socialmente responsável, devendo optar por soluções que contribuam para a evolução do setor agrícola.
Com esta reflexão alargada sobre o tema, o GPP procurou contribuir para uma análise mais profunda dos desafios implicados na área do melhoramento e das técnicas genómicas.
Consultar mais informação | Ver gravação da sessão
Consultar edição n.º 30 da CULTIVAR (pdf)
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.