A localidade de Quintã de Pero Martins (Figueira de Castelo Rodrigo), acolheu, a 7 de junho, a ação de demonstração “Boas práticas em solos florestais em povoamento de sobreiro”.
O evento, coordenado pelo Colab Forestwise, está inserido nas ações de demonstração da Rede AGRI-DEM_SOLO – Rede de Explorações de Demonstração em Inovação e Boas Práticas de Gestão do Solo -, uma iniciativa promovida e apoiada pela Rede Nacional PAC que visa incentivar a discussão e a troca de experiências de adoção de boas práticas para a melhoria da saúde do solo.
A ação de Quintã de Pero Martins contou como a participação de diversos especialistas e incluiu, no final, uma visita à exploração Cardal, para demonstração das medidas adotadas.
Susana Fonseca, do CoLAB ForestWISE, começou por fazer uma contextualização da ação de demonstração e da Rede AGRI-DEM_Solo. Aceda à apresentação neste link.
Fernando Raimundo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, falou sobre “O caso dos soutos em Trás-os-Montes”. Ver aqui.
João Rocha, do CoLAB ForestWISE, abordou o tema “Estratégias integradas para a vegetação do solo e o sequestro do carbono”. Consulte aqui.
As ações de demonstração são espaços de co-criação e de fortalecimento de colaborações que juntam produtores agrícolas e florestais, em contexto “real”, e contam com o contributo de especialistas. A Rede AGRI-DEM_SOLO tem igualmente apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.