Syngenta apresenta inovações em melhoramento de plantas, bioestimulação e agricultura digital

A Syngenta apresentou na feira Fruit Attraction, em Madrid, de 8 a 10 de outubro, as suas mais recentes inovações em proteção das culturas e melhoramento vegetal, fruto do seu compromisso em desenvolver soluções eficientes para o agricultor e toda a cadeia de valor alimentar. A este respeito, em 2024, a Syngenta definiu quatro prioridades de sustentabilidade: aumentar o rendimento agrícola com menor impacto; regenerar o solo e a natureza; melhorar a prosperidade das zonas rurais e reduzir o impacto ambiental de todas as suas operações.

Nesta linha de trabalho, duas das principais novidades apresentadas na Fruit Attraction 2024 são o seu novo milho doce ‘Glacial’ e o novo bioestimulante ‘Talete’. ‘Glacial’ é uma variedade de milho de grão branco fortemente atrativa para o consumidor e para o comércio retalhista, destaca-se por ser extra doce, com mais de 20 graus Brix, e pode ser comercializada tanto em fresco, como processada em múltiplos formatos e preparados, seja em saladas, aperitivos, húmus, sobremesas, etc.

Melhorar a gestão da água e poupar este recurso vital

‘Talete’ é um novo bioestimulante capaz de garantir uma maior produção sustentável através de uma gestão adequada e precisa dos recursos hídricos, melhorando o nível de hidratação da planta. ‘Talete’ trabalha diretamente na fisiologia da planta, ajudando as culturas a aumentar a eficiência na utilização da água tanto em condições de disponibilidade hídrica como em condições de escassez temporária ou permanente, minimizando perdas de produtividade. Assim, os seus benefícios são claros: economia de água, maior flexibilidade na irrigação, otimização no uso da água e melhor produção garantindo a sustentabilidade da cultura.

A Syngenta também apresentou na Fruit Attraction 2024 outra vertente muito importante do seu compromisso em acelerar a inovação, através das suas novas variedades resistentes a problemas como o vírus de Nova Deli (ToLCNDV) em cucurbitáceas, ou o vírus do fruto rugoso castanho do tomateiro (ToBFRV), que lhe permite satisfazer as necessidades de toda a cadeia de valor alimentar. Desta forma, através da investigação e desenvolvimento de variedades resistentes procura otimizar o uso de fatores de produção na cultura, reduzir perdas e desperdício dos alimentos, aumentando a produtividade e garantindo alta qualidade e excelente sabor.

Outro protagonista no stand da Syngenta na Fruit Attraction foi a inovação em agricultura digital e de precisão, através da sua plataforma de gestão agrícola Cropwise, que integra inúmeras ferramentas que permitem, entre outras funções, a monitorização por satélite das culturas e a recolha de dados geolocalizados sobre todas as pragas, infestantes e doenças no campo.

Durante o evento, a Syngenta também apoiou a apresentação do VII Fórum Datagri para a promoção da transformação digital no setor agroalimentar, que terá lugar no dia 13 de novembro em San Fernando de Henares (Madrid) e do qual a Syngenta é o principal patrocinador.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: