GLEX Summit revela vencedores do concurso “Explora Açores” e promete novas iniciativas

Clara Couto, Francisco Cabral e Gonçalo Ricarte. São estes os vencedores do concurso “Explora Açores”, uma iniciativa promovida no âmbito da edição deste ano da GLEX Summit, a cimeira que reuniu cientistas, exploradores e ambientalistas, de renome mundial, na ilha Terceira, para discutir temas como a conservação ambiental, exploração espacial e proteção dos oceanos.

Graças aos trabalhos desenvolvidos nas áreas da biodiversidade, inovação e sustentabilidade do arquipélago, os três jovens açorianos foram premiados com uma viagem a Nova Iorque, onde vão ter a oportunidade de visitar a sede do The Explorers Club. No maior clube de exploração do mundo, vão receber uma adesão ao programa Young Explorers e uma mentoria exclusiva de um ano, que lhes permitirá desenvolver as suas competências e expandir o seu conhecimento em exploração ambiental.

Com apenas 16 anos e residente na ilha Terceira, Clara Couto comentou: “Em junho fui desafiada pelos meus pais a participar no concurso promovido pela GLEX Summit. À minha geração é colocado um desafio que nenhuma antes viveu – a sobrevivência da nossa espécie e do nosso planeta. Assim, quando colocada perante este desafio, considerei o ambiente e o impacto que as alterações climáticas estão a ter na ilha onde vivo, e assim surgiu o meu projeto-algas invasoras nos Açores.”

Já o jovem Francisco Cabral afirmou: “Em primeiro lugar, quero agradecer à GLEX Summit esta oportunidade incrível dada aos jovens açorianos. Pessoalmente, sinto-me muito honrado por ter sido selecionado e fico grato por tudo o que aprendi ao longo do concurso. Neste percurso espetacular, pude aprofundar um tema novo e diferente para mim, a biologia marinha, e perceber melhor o ecossistema único do nosso arquipélago, bem como um grupo particular que nele reside, os cetáceos. Este programa foi também a origem de grandes amizades, que não teriam acontecido de outra forma. Ter sido selecionado representa uma etapa importante para os objetivos da minha vida futura, abrindo, estou certo, inúmeras portas nesse sentido.”

O jovem Gonçalo Ricarte foi outro dos vencedores do concurso “Explora Açores”, assumindo: “Foi com muito orgulho e felicidade que recebi a notícia. Estou muitíssimo grato por ter sido um dos premiados. Participar na iniciativa foi um grande desafio e uma experiência completamente transformadora para mim. 

Foi um projeto que me ensinou muito acerca da investigação e estruturação rigorosa de trabalhos científicos, levando-me a abrir os meus horizontes, de modo a chegar a uma solução inovadora para o problema apresentado. Mas, acima de tudo, este projeto ensinou-me a não deixar de tentar enfrentar novos desafios, por mais difíceis que estes possam parecer. Aconselho a todos os jovens a participar neste tipo de projetos, porque mais importante do que o prémio que se possa vencer, é tudo o que se aprende.”

A GLEX Summit planeia continuar a desenvolver iniciativas que envolvam jovens na preservação ambiental dos Açores. Futuras edições incluirão novos concursos e projetos colaborativos com escolas locais, com o objetivo de inspirar a próxima geração a proteger e valorizar o seu meio ambiente.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: