Torel Avantgarde recebe São Martinho inédito com chefs convidados, música e mercado urbano

s chefs portugueses Rodrigo Cardoso e Lídia Brás, o chef irlandês Harry Quinn e ainda a dupla de cozinha e pastelaria Rodrigo Cláudio e Sara Soares, fundadores da marca de pastelaria vegan CAOS, estarão reunidos à volta do fogo ao lado do chef João Figueirinhas para a primeira edição do URO – Gastro Fire Sessions, uma iniciativa que promete celebrar o São Martinho de forma única no panorâmico terraço do Torel Avantgarde.

Assente na ideia de show e slow cooking, o URO quer juntar diferentes talentos na área da gastronomia num ambiente animado e descontraído, permitindo que hóspedes, viajantes e locais se surpreendam com a criatividade dos chefs convidados. “A ideia nasce do magusto, onde o fogo assume o papel principal, da vontade de reunir amigos à volta do fogo e de celebrar sabores genuínos”, reconhece o chef do Tenro by Digby. “É um evento que junta cozinheiros, produtores e parceiros locais em torno de uma ideia: cozinhar de forma consciente, utilizando todos os elementos do ingrediente. Queremos mostrar que é possível criar algo único e memorável ao respeitar ao máximo o produto e o ambiente.”

Uma preocupação que começa, desde logo, no recurso mínimo a produtos descartáveis, e que ganha força no momento da confeção, que privilegia a utilização integral de cada ingrediente, “com destaque para a carne de porco, uma vez que os porcos foram criados pela vitivinicultora Filipa Pato e serão utilizados na sua totalidade”, explica o chef anfitrião João Figueirinhas, que durante os dois dias do URO dará a provar uma Bifana com tupinambor servida em Bun de batata-doce da padaria portuense Brites. As restantes criações gastronómicas serão apenas reveladas no próprio dia do evento, que contará ainda com o Urban Market Green, mercado que dará a conhecer marcas locais e inovadoras que partilham os mesmos valores éticos e ambientais. Com propostas de moda, joalharia e decoração, o mercado manter-se-á aberto ao público em geral e não apenas aos participantes do URO, permitindo que ainda mais pessoas visitem aquele que foi considerado, este ano, o melhor hotel de 5 estrelas em Portugal pelos Publituris Portugal Travel Awards.

A abertura das portas do URO acontecerá às 12h e prolonga-se até às 23h nos dois dias. Os bilhetes, que poderão ser adquiridos neste link, estão disponíveis em dois formatos: bilhete diário normal com cinco momentos e quatro bebidas, ou bilhete diário premium, que garante um momento gastronómico adicional (seis no total) e outras condições especiais. Nos dois casos, o café é garantido, bem como as grandes protagonistas do evento: as castanhas assadas, prontas para aconchegar o estômago a qualquer hora do dia.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: