Casa do Campino recebe Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

A Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) é parceira da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) na dinamização do Salão Nacional de Vinhos & Gastronomia, inserido no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e a decorrer na Casa do Campino de 17 a 27 de outubro.

O Salão Nacional de Vinhos & Gastronomia será um espaço dinamizado pela AMPV e pela ARVP, em conjunto com os municípios associados e parceiros, e vai dar a provar vinhos e produtos gastronómicos, de todas as regiões do país.

Todos os dias, entre as 12h00 e as 20h00, decorrerão no Salão Nacional de Vinhos & Gastronomia provas de vinhos da região representada. Pretende-se que este espaço seja a montra dos vinhos das 14 regiões vitivinícolas do país, espaço de promoção de produtos gastronómicos de referência, com destaque para os azeites, e ponto de encontro entre confrarias, enólogos, gastrónomos e visitantes.

As Tertúlias vão realizar-se diariamente, às 21h00, excepto nos dias 23 e 27, e convidam a sentar à mesa e conversar enquanto se provam produtos regionais e vinhos das diferentes regiões, apresentados por enólogos e gastrónomos das diferentes regiões do país. A música também vai fazer parte das tertúlias e será apresentada pelos participantes do Festival Nacional da Canção Rural.

A participação nas tertúlias é gratuita, mas limitada a 50 participantes, pelo que os interessados deverão efetuar a sua inscrição no balcão do espaço Garrafeira, também dinamizado pela AMPV.

A animação musical vai estender-se também às Noites de Fado: na sexta, dia 18, com João Chora, e no sábado, dia 19, com Gustavo e Rui Tanoeiro. Dois concertos vão também marcar a programação musical: na sexta-feira, dia 25, com a Banda Maria Café, de Santarém, 3º classificado no Festival da Canção Rural 2024, e no sábado, dia 26, com Pedro Chá e Diogo Rosa, vencedores do Festival da Canção Rural 2024, em representação do município da Vidigueira.

No rés-do-chão da Casa do Campino, junto aos claustros, a AMPV vai ter ainda o espaço Garrafeira, que vai funcionar diariamente, das 12h00 às 24h00, com venda e provas de vinhos.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: