Dias de feira e reencontro em Castro Verde

image

Estes são dias de festa e reencontro em Castro Verde! Como manda a tradição, ao terceiro fim de semana de outubro armam-se as barracas no Largo da Feira e soltam-se os pregões das gargantas dos vendedores de roupa e calçado, que se farão ouvir por um mar de gente que não vai falhar a visita a um dos mais emblemáticos (e antigos) eventos do sul do país.

A edição deste ano da Feira de Castro vai decorrer neste fim de semana, entre os dias 18 e 20 de outubro, conciliando a tradição de séculos com os hábitos dos novos tempos, numa organização da Câmara Municipal.

Por isso, “as expetativas são elevadas, sobretudo no que respeita ao número de visitantes”, diz ao “CA” o vice-presidente da Câmara Municipal, David Marques, acrescentando: “Este ano, fruto duma aposta forte na programação de espetáculos, na diversidade de propostas e numa reforçada comunicação e divulgação nacional, as expetativas passam por ter mais visitantes nas ruas e na Feira”.

Na opinião do autarca, a Feira de Castro continua a ser “o momento por excelência de regresso e de reencontro dos castrenses, do que cá estão e dos que vivem espalhados pelo mundo”.

“A Feira de Castro continua a ser o momento no ano, de alguma forma sem paralelo, em que os castrenses abrem as portas das suas casas, ocupam a rua e acolhem todos os que nos visitam”, reforça David Marques.

Feira de Castro vai decorrer neste fim de semana, entre os dias 18 e 20 de outubro, conciliando a tradição de séculos com os hábitos dos novos tempos.

Para estes três dias de feira, a Câmara de Castro Verde preparou um programa cultural, que arranca nesta sexta-feira, 18, com a abertura da exposição “Projeto Danças”, do Movimento IP2N4-Art, no Fórum Municipal (18h00), seguindo-se o concerto de David Carreira na Praça da República (22h00).

O mesmo local recebe depois a atuação de DJ Gonçalo Ferro, MC Fausto Bellucci, by New Sheet – Brand Activation, a partir das 23h30.

No sábado, 19, a partir das 10h00 terá lugar arruada da banda filarmónica da Sociedade 1º de Janeiro, de Castro Verde, pelas principais ruas da feira e pela Praça da República. Neste dia realiza-se ainda o V Encontro de Castrenses na Diáspora, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço (12h30), seguindo-se, de tarde, a atuação do Grupo Folclórico de Faro (15h00), um desfile de grupos corais (16h00) e animação de rua com o conjunto Next Combo (18h00 e 21h00).

A partir das 21h00 o Fórum Municipal recebe o 32º Encontro de Cantadores de Despique e Baldão e Tocadores de Viola Campaniça, enquanto às 22h00 terá lugar o espetáculo de Zé Amaro na Praça da República, seguindo-se a DJ Sara Santini (24h00).

A Feira de Castro termina no domingo, 20, dia em que o Parque Infantil recebe mais um Concurso de Rafeiros Alentejanos, numa organização da ACRA – Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal e o apoio da Associação de Agricultores do Campo Branco.

Continue a ler este artigo no Correio Alentejo.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: